Blog InterGATE
  •  Sobre Intergate
  •  Gestão Empresarial
  •  Tecnologias
    • Inteligência Artificial
  • Cases
  •  Integração de Sistemas
    • APIs
    • RPAs
  •  SAP Business One
  •  Totvs Protheus
  • ENTRE EM CONTATO

Como escolher a opção de licenciamento do meu SAP Business One?

Por Rafael Ogeda em Janeiro 19, 2018Janeiro 19, 2018

Como escolher a opção de licenciamento do meu SAP Business One?

Como escolher entre on-premise, nuvem privada, nuvem pública ou licenciamento de assinatura do ERP SAP Business One ideal?

Não é uma tarefa fácil selecionar o ERP ideal para sua empresa. Além de encontrar o software que tem as características e funções que atendam suas necessidades de negócios, você também deve escolher entre on-premise, nuvem privada, nuvem pública ou licenciamento de assinatura. Além do fornecedor que tem o conhecimento e a experiência para oferecer os benefícios que o novo projeto trará.

Mas isso não é tudo. Há outras decisões, como: E se você tiver seu próprio servidor no escritório? É seguro ter uma solução em nuvem? Você deve ir com investimento inicial no software ou você deve optar por pay-as-you-go? Qual é a opção mais rentável no longo prazo?

Veja as opções de hospedagens e as perguntas frequentes ao escolher o ERP SAP B1 ideal para sua empresa.

Se você está avaliando SAP Business One como sua possível solução de ERP, estas são as opções disponíveis:

  1. Licenciamento de software SAP no local com o servidor on-premise
  2. Licenciamento de software SAP no local com hospedagem em nuvem privada
  3. Licenciamento de assinatura SAP na nuvem.

Algumas perguntas freqüentes para ajudá-lo com a decisão.

Pergunta 1:

A política da minha empresa é ter o servidor físico no meu escritório, qual opção é aplicável e quais outros fatores eu tenho que considerar?

Você pode ir com o licenciamento de software on-premise (opção 1). Existe um investimento exclusivo nas licenças de software SAP e uma taxa anual recorrente que inclui os novos lançamentos de suporte SAP, bem como a manutenção da cobertura.

Como este é um licenciamento de software perpétuo, no caso em que você parar de pagar a manutenção anual SAP você pode continuar a usar o software SAP na sua versão atual.

Diferentes fornecedores de SAP oferecem diferentes escopos para a taxa de manutenção.

Como você está mantendo o seu próprio servidor SAP, você pode querer considerar estes:

  • Dados de backup:

Garantir que você tenha off-site backup de seus dados. E não se esqueça de testar a solução de backup regularmente.

  • Tempo de Inatividade:

E se seu servidor falhar? O seu negócio pode pagar por algum tempo de inatividade do sistema? Você pode considerar ter um segundo servidor em seu escritório ou se inscrever no serviço abrangente de recuperação de desastres que permite que alguns / todos os usuários da sua empresa mudem para o servidor de recuperação.

  • UPS:

Para o caso de uma queda de energia, você precisa ter uma fonte de alimentação de backup para o servidor.

  • Substituição de servidor:

A orientação geral é para substituir o seu servidor a cada 3 a 5 anos, por isso não se esqueça de incluir isso em seu orçamento de TI.

  • Segurança:

A segurança dos dados está em suas mãos. Certifique-se que você tem políticas e procedimentos de segurança para proteger sua infraestrutura de TI contra ameaças de vírus e ransomware.

A segurança dos dados está em suas mãos

  • Equipe de TI:

Se você não possui equipe de TI interna para gerenciar o servidor, considere um contrato de serviços gerenciados de terceiros para cuidar do seu servidor / sistemas SAP.

  • Usuários móveis e remotos:

Se você tiver usuários que estão em movimento e gostaria de usar o aplicativo de mobilidade da SAP, você precisará de certificados de segurança de configuração. Para conectar os usuários que não estão no mesmo escritório onde o servidor físico é, você pode configurar VPN hospedagem privada a partir de seu escritório.


Pergunta 2:

Qual é a diferença entre hospedagem private cloud(opção 2) e nuvem por assinatura (opção 3)?

As principais diferenças entre os dois são:

  • Hospedagem de nuvem privada:

Para hospedagem em nuvem privada, o investimento em licenças de software SAP é avançado (CAPEX). Isso é semelhante à opção on-premise descrita acima, a diferença é que você envolve uma empresa para hospedar seu software SAP, ou seja, você não precisa se preocupar com o servidor SAP, UPS, dados de backup, failover, patches de segurança e assim por diante.

Para hospedagem em nuvem privada, o investimento em licenças de software SAP é avançado

Você paga uma taxa e um valor dependente do serviço – redundância e failover, conexão segura, volume de dados, número de usuários, etc.

O software CRM ou SAP está disponível em licenças de software perpétuas; Você pode continuar a usar o software SAP em sua versão atual; Há casos em que você não paga pela manutenção anual da SAP; Você pode parar o pagamento da taxa de hospedagem; Você pode mover os dados SAP para um servidor on-premise.

  • Assinatura:

Saas (software como serviço), subsídio de assinatura e nuvem pública SAP. Nesta opção, as licenças de software, manutenção anual, hardware e hospedagem em nuvem são todas embaladas em uma taxa. No caso de você pode parar de pagar a taxa de inscrição, mas não pode fazer login sem o software SAP; Você pode exportar os dados para os registros do Excel ou em um formato que pode ser importado para o outro sistema. Como este é um modelo de assinatura, ele é considerado como OPEX.

as licenças de software, manutenção anual, hardware e hospedagem em nuvem são todas embaladas em uma taxa

Pergunta 3:

Uma solução de nuvem é estável e segura (opções 2 e 3)?

Isso depende da empresa que você contratar para a solução de serviços de hospedagem / nuvem.

Existem vendedores que compram equipamentos e instalações emissoras. Esta pode ser uma solução atraente de baixo custo, mas não tem a segurança de uma oferta de data center – como um ambiente fisicamente seguro, múltiplas largura de banda de rede e conexões de fibra geograficamente diversas para a internet, bem como geradores que manterão os servidores por horas em caso de falha de energia.

Um provedor de serviços de data center moderno deve garantir que sua aplicação tenha “alta disponibilidade”. Em outras palavras, se o servidor derrubar, o sistema automaticamente ele muda para outro servidor enquanto o primeiro está sendo reparado (‘fail-over’).

O fornecedor também deve ter uma equipe para monitorar a infra-estrutura para o tempo de atividade e segurança do serviço, garantindo 99,9% de tempo de atividade do seu sistema ERP.

Pergunta 4:

A solução on-premise (opção 1) é mais rápida do que as soluções de nuvem(opções 2 e 3)?

Em geral, os aplicativos que são executados localmente no servidor em seu escritório será mais rápido do que uma solução de nuvem.

Dito isto, o processamento da maioria das funções no aplicativo ERP são tratados no processador do computador e não no dispositivo do usuário.

Por exemplo, o MRP ou um cálculo complicado de um relatório está ocorrendo no processador do servidor e o tempo de resposta não é afetado se é um servidor local ou se o aplicativo está na nuvem.

É uma recuperação e atualização de dados sem dispositivo de usuário que pode afetar o tempo de resposta.

A velocidade de conectividade em Cingapura é uma das mais rápidas do mundo, e continuará a melhorar com o impulso do governo para digitalizar uma economia futura.

Para os clientes que desejam se conectar a escritórios ou instalações em toda a região, há opções de conectividade de rede transfronteiriças na região para fornecer conexões de latência mais baixas para outros centros de dados além de Cingapura.

Pergunta 5:

Há muitas ofertas de Cloud Hosting – AWS, Azure, fornecedores de nuvem. Quais são as diferenças e como faço para escolher?

Esta publicação aborda especificamente a hospedagem em nuvem do SAP Business One – não hospedando servidores de suporte, backup, armazenamento ou desenvolvimentos personalizados

AWS foi lançado pela primeira vez em 2006 e abrange uma ampla gama de aplicações, incluindo sistemas de código aberto como o Linux. Por outro lado, Azure foi lançado em 2010 e começou como um ambiente Microsoft-friendly e bom para as empresas que procuram desenvolvimentos sign-on conexão de aplicações Microsoft, como o Office 365, SQL e Windows baseados simplificados individuais.

Se você optar AWS ou Azure, você tem uma equipe de TI para gerenciar o ambiente SAP? Se você está confiando em seu fornecedor SAP para manter o seu sistema SAP na AWS ou Azure, você precisa se certificar de que eles têm a experiência na especificação do ambiente, bem como afinar o desempenho do seu aplicativo em nuvem SAP.

AWS e Azure não são como únicas ofertas de nuvem disponíveis. Parceiros especializados, como a Inecom, serviços de distribuição em nuvem SAP a preços muito competitivos e à infraestrutura é otimizada para aplicação da nuvem HANA.

Esta é uma solução para instalações que podem ser implementadas rapidamente, e podem ser adaptadas para atender aos requisitos da sua indústria.

Pergunta 6:

Qual a mais rentável de todas as 3 opções acima?

No licenciamento local de software e na hospedagem privada em nuvem (opções 1 e 2), tem um investimento inicial mais alto, enquanto o investimento para subscrição (opção 3) é menor no primeiro ano.

Estudos apontam que ao longo do tempo, o modelo de assinatura será mais caro em comparação com as outras duas opções.

Não há diretriz de tamanho único. Estes são os fatores que você pode querer considerar:

  • Se você é uma empresa startup, o modelo de assinatura será mais atraente, pois tem uma quantidade menor investimento inicial e não amarrar o seu fluxo de caixa.
  • Se você precisar de um número menor de usuários de SAP, como menos de 10 usuários, ter um servidor no local (opção 1) é mais caro do que as opções da nuvem, como você tem para o orçamento para custos de servidor, custos de TI pessoal, backup, failover e outros custos de hardware relacionados.
  • Para fins contábeis e tributários, algumas empresas podem escolher o modelo de assinatura, porque são consideradas despesas operacionais e não despesas de capital (OPEX vs CAPEX). Você pode esclarecer isto com seus contadores e conselheiros fiscais.
  • Se você está procurando incentivos e subsídios do governo para aumentar a produtividade da sua empresa, os custos de qualificação de licenciamento de software, hardware, taxas de assinatura, os custos de serviço são diferentes.

FONTE: Inecom


Categorias: SAP Business One
Tags: AWScloudCRMdata centerERPlicenças de usuárioNuvem PrivadaNuvem Públicaon premiseSAPSAP B1SAP Business One HANAstartup

Faça contato conosco para suas Integrações

Assine nossa Newsletter
  • APIs
  • Cases
  • Diversos
  • E-commerce
  • ERP
  • Ferramentas
  • Gestão Empresarial
  • Integração de Sistemas
  • Inteligência Artificial
  • RPAs
  • SAP Business One
  • Tecnologias
  • Totvs Protheus

Artigos relacionados

Você conhece o SAP B1 IF ?

Você conhece o SAP B1 IF ?

A importância da integração de sistemas

A importância da integração de sistemas

Ecommerce Fulfillment SAP Business One #ecommerce #fulfillment #logistics #sap #sapbusinessone #b1if #shopify #salesforce

Ecommerce fulfillment no SAP Business One

Ecommerce fulfillment no SAP Business One

  • Sobre Intergate
  • Gestão Empresarial
  • Tecnologias
  • Cases
  • Integração de Sistemas
  • SAP Business One
  • Totvs Protheus
  • ENTRE EM CONTATO
Hestia | Criado com ThemeIsle