Empresas investem cada vez mais em sistemas de gestão

Por Rafael Ogeda em

Empresas investem cada vez mais em sistemas de gestão

Ano de 2017: Um marco na adoção de sistemas de gestão, e essa expansão tem sido importante para o aumento da eficiência e da competitividade das PMEs. Além de proporcionar oportunidades para startups e empresas de softwares nacionais.

O Brasil é o 9º maior mercado de software e serviços de TI do mundo, e um verdadeiro celeiro de empresas inovadoras de desenvolvimento de sistemas de gestão, infraestrutura e telecomunicação.

Quase 25% dos investimentos em software no mercado brasileiro é direcionado a produtos nacionais e esse volume tende a crescer nos próximos anos, uma vez que informatizar empresas e processos deixou de ser considerada uma ação estratégica “arrojada” e passou a ser uma necessidade básica para acompanhar o ritmo do mercado.

Investimento em Sistemas de Gestão

Grande parte desse investimento em software tem sido realizado na implantação e adoção de ERPs,  sistemas de gestão empresarial que integram processos contábeis e administrativos que, desde os anos 80, ajudam empresas no mundo todo a sistematizar boas práticas, obrigações empresariais ligadas a recolhimento de impostos, gestão de RH, gestão de estoque e várias outras atividades comuns à qualquer negócio.

A pesquisa anual do PortalERP, um dos principais canais de informação sobre sistemas de gestão no país, realizada em janeiro de 2017 junto a mais de 4.000 empresas, catalogou os 60 sistemas gerenciais mais usados no país e constatou que as empresas brasileira usam mais de 320 sistemas de gestão diferentes.

A pesquisa também constatou que pelo menos 44% das empresas pretendiam fazer investimento na melhoria de processos ou atualização de seus sistemas gerenciais em 2017.

Particularidades do mercado brasileiro é oportunidade para empresas nacionais

A peculiaridade do mercado brasileiro, com muitas leis, regulações e recentes modernizações fiscais, faz com que o software nacional acabe se destacando. Isso tem sido confirmado principalmente nos negócios de médio e pequeno porte, que não podem arcar com grandes investimentos, desenvolvimento de software próprio ou variações cambiais típicas de serviços prestados por empresas estrangeiras.

Segundo o CEO da empresa mineira fornecedora do ERP GestãoClick, Ronei Marques, atender às especificidades do mercado nacional é uma vantagem que as empresas brasileiras possuem na luta contra fornecedores maiores e sistemas estrangeiros: “Além dos preços acessíveis, o mercado nacional já oferece opções de sistemas que facilitam a gestão de empresas em conformidade com as particularidades regionais e em consonância com regulações e padrões fiscais, como o processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica”.

Facilidade e flexilidade na aquisição do seu Sistema ERP

De acordo com o site Convergência Digital , a TOTVS se mantém como líder de mercado e detém 35% de marketing share,  mas agora, com a rival SAP Business One mais próxima, com 31% do marketing share, principalmente com um bom desempenho junto as pequenas em médias empresas. Além disso, as empresas nacionais que fornecem software ERP conseguem oferecer flexibilidade na hora da contratação, um fator importante em tempos de crise.

Hoje, planos de assinatura com benefícios variados e a possibilidade de redução de investimento em infraestrutura de TI com o uso de plataformas na nuvem facilitam muito a aquisição, que pode ser feita gradualmente”, complementa o CEO da GestãoClick.

Sistemas de Gestão em Nuvem

Investimento em tecnologia rende

O investimento em TI tem dado resultados objetivos. Segundo a 28ª edição “Pesquisa do Uso de Tecnologia nas Empresas” da FGV, traz um levantamento sobre o uso de tecnologia em empresas de vários setores no ano de 2016, e aponta que mesmo com a crise, o investimento em tecnologia não foi reduzido.

Além disso, o estudo aponta que o aumento de 1% no investimento em tecnologia tem aumentado, após 2 anos, o lucro das empresas em 7%. À primeira vista, aumentar o investimento em tecnologia em tempos de crise pode parecer uma decisão equivocada.

Contudo, os dados têm provado que a eficiência gerencial e operacional que o investimento feito em infraestrutura e sistemas de gestão proporcionam fazem a balança pesar positivamente.


FONTE:   EXAME | Empresas investem cada vez mais em ERP