RPA Robotic Process Automation-Potencial em ascensão

Por Monica Nietsche em

Empresas estão cientes do verdadeiro potencial da automação RPA- Robotic Process Automation, o problema é como usar a automação de forma eficaz para o desenvolvimento corporativo.

Fatores como a necessidade de otimizar as operações para obter maior produtividade e gerar retorno máximo, integração das mais recentes tecnologias e mudanças nos processos de negócios entre as empresas deve impulsionar o crescimento do mercado.

Além disso, durante a pandemia do COVID-19, as empresas mudaram para a cultura de trabalho remoto e a necessidade de automatizar o fluxo de trabalho também aumentou, portanto, esse fator acelerou o crescimento do mercado.

À medida que o RPA está se tornando maduro, espera-se que fique cada vez mais sofisticado. Avanços tecnológicos, como Machine Learning, reconhecimento óptico de caracteres (OCR), e análises dentro do domínio RPA estão potencialmente criando uma demanda por sistemas de automação inteligentes.

Service Desk

Como resultado, espera-se que a automação inteligente elimine mais de 40% das interações do service desk até 2025 conforme alguns institutos de pesquisa.

A combinação de RPA cognitivo e várias tecnologias de chatbot permite modos autônomos de automação no service desk, reduzindo assim as intervenções humanas e melhorando a produtividade operacional.

O objetivo central do RPA é documentar as atividades de uma organização para um gerenciamento eficiente. Além disso, a coleta de dados automatizada fornece entrada e armazenamento de dados contínuos e elimina erros e repetições.

Tais práticas reduzem o tempo e o custo necessários para corrigir os erros na coleta e processamento de dados.

Além disso, espera-se que o aumento da demanda para simplificar o complexo processo de manipulação de tarefas e que isso aumente o crescimento da indústria.

Organizações em várias verticais estão implantando RPA e IA para aumentar a produtividade e a eficiência.

Em um mercado altamente competitivo, tornou-se essencial melhorar a agilidade do trabalho e oferecer experiências aprimoradas ao cliente.

Os robôs (RPA) podem executar tarefas em diferentes sistemas legados para obter informações na plataforma digital.

Por exemplo, os clientes do banco podem verificar os detalhes da conta on-line e processar a verificação KYC (conjunto de estratégias de compliance que se relaciona com a prevenção de crimes como:

Fraudes de identidade; lavagem de dinheiro; financiamento ao terrorismo) e o pagamento automático de contas, além de outras funções, pela Internet.

Principais maneiras de implementar a automação

As organizações de todos os setores desejam automatizar os processos e as experiências dos clientes o mais rápido possível.

É vital, para tanto, que as organizações se tornem mais adaptáveis às mudanças tecnológicas, permitindo criar automações que conectem dados e aplicativos de maneira holística.

A VSfot Consulting publicou no seu blog um passo a passo para implementar o RPA com sucesso, e que consiste em fazer uma lista de vários desafios e preparar uma estratégia para superá-los:

  • USAR AS FERRAMENTAS ADEQUADAS
  • TRABALHAR COM PARCEIROS DA ÁREA DE RPA
  • CALCULAR O ROI
  • IDENTIFICAR OS PROCESSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE RPA
  • IDENTIFICAR PROBLEMAS TÉCNICOS E OPERACIONAIS
  • UTILIZAR A AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS COMPLETA E DE PONTA A PONTA
  • APOIO DA LIDERANÇA
  • EQUIPE QUALIFICADA
  • PREPARAR A FORÇA DE TRABALHO PARA MUDANÇA NA CARGA DE TRABALHO.

A automação eficaz impulsiona o crescimento eficiente e algumas das grandes empresas de pesquisa do mercado apontam que mais da metade das empresas usa recursos de integração e gerenciamento de API para auxiliar suas iniciativas de automação de processos de negócios.

Nessa abordagem, eles tentam cumprir totalmente a promessa da automação para apoiar o crescimento e fornecer um crescimento eficiente mais rapidamente e com menos interrupções.

Existe uma enorme possibilidade de automatizar as operações de forma mais eficaz em escala e fornecer experiências de cliente vinculadas rapidamente, disseram 53% dos CIOs e tomadores de decisão de TI cujos negócios alavancaram os recursos de integração e gerenciamento de API para “algum nível”.

A Intergate é especialista em APIs e RPAs para integrações de sistemas de e-commerce e CRM com os ERPs SAP Business One e Totvs Protheus.

Como parte de um plano de hiper automação, mais empresas devem tentar coordenar o uso de várias tecnologias, ferramentas e plataformas para automatizar as atividades de negócios e de TI.

Ferramentas e recursos certos

Segundo pesquisa da Salesforce, nos próximos 24 meses, quase 80% das empresas em todo o mundo terão hiper automação em sua agenda tecnológica.

As organizações que prosperam na economia digital são as que se adaptam mais rapidamente às mudanças.

Para a maioria das empresas, isso significa focar em três coisas:

Crescimento com eficiência e sustentabilidade, agilidade com segurança em escala e inovação contínua.

Normalmente, há cinco etapas para desenvolver uma estratégia de automação – começando com a ideia de uma prova de conceito ou implementação piloto primeiro, segundo recomendações de estudos da Deloitte:

  • AVALIE A AUTOMAÇÃO E AS OPORTUNIDADES
  • CONSTRUA SEU BUSINESS CASE
  • DETERMINE UM MODELO OPERACIONAL ÓTIMO
  • IDENTIFIQUE SEUS PARCEIROS PARA AUTOMAÇÃO
  • PLANEJE O ROTEIRO DE SUA AUTOMAÇÃO

Automação para gerenciar vulnerabilidades

De acordo com Bernd Greifeneder, diretor de tecnologia da Dynatrace, as organizações sabem que a segurança deve se tornar uma responsabilidade coletiva para gerenciar os riscos do negócio que atuam em nuvem, com sucesso.

A união entre observação e segurança é essencial para fornecer às equipes de desenvolvimento de projetos de RPA, o pano de fundo para entender como seus aplicativos estão interconectados, onde estão as falhas e quais precisam ser priorizadas. Isso agiliza a resposta a incidentes e o gerenciamento de riscos.

Ele acredita que, para serem eficazes, as empresas devem buscar soluções que possibilitem o ISecDevOps (metodologias de desenvolvimento de software que utilizam a comunicação para integrar desenvolvedores (dev) de software e profissionais de infraestrutura (ops) de TI, de segurança (Sec) e de inteligência artificial (AI)).

As empresas precisam de soluções de automação confiáveis que possam lidar com segurança com várias tarefas e casos de uso.

Ao adotar uma abordagem uniforme de automação, eles terão uma base mais estável, segura e flexível para automatizar as atividades corporativas a longo prazo.

As estratégias acima mencionadas podem realmente ajudar as empresas a usar a automação da maneira mais eficaz possível.

FONTE: Notícias TIinside-White Paper

IMAGEM: Imagem de Freepik

Quer integrar seu ERP com sistemas de Vendas? Fale Conosco!