Cinco obstáculos à Implantação de uma gestão na cadeia de suprimentos

Gerir uma cadeia de suprimentos é um desafio para as organizações, devido aos diversos obstáculos que a área encontra para sua implantação.
Esses obstáculos implicam em uma baixa competitividade, pois a relutância que as pessoas impõem a si perante a falta de conhecimento devido da área, é o grande paradigma a ser quebrado na implantação de uma gestão na cadeia de suprimentos.
A Supply Chain Management é constantemente confundida com o conceito de Logística.Porém, sabe-se que há uma distinção entre conceitos.
Distinções de Conceitos entre Logística e Cadeia de Suprimentos
Segundo definições de Ballou, “[…]a logística abrange o cenário interno da empresa, sendo a área do planejamento, organização e controle da disponibilidade do produto ao local que o cliente/consumidor desejar.”.
Já para Bowersox, a Supply Chain Management, pode ser entendida da seguinte forma: “A gestão da cadeia de suprimentos consiste na colaboração entre empresas para impulsionar o posicionamento estratégico e para melhorar a eficiência operacional. Para cada empresa envolvida, o relacionamento da cadeia de suprimentos reflete uma opção estratégica.
[…]As operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam as áreas funcionais de cada empresa e conectam parceiros comerciais e clientes para além das fronteiras organizacionais”.
Enquanto a definição de logística composta por Ballou (2015) trata de uma área com processos extremamente internos ao cenário da empresa, o conceito de gestão da cadeia de suprimentos proposto por Bowersox, et al (2007), foca num cenário de relacionamento colaborativo entre empresas, ou seja, uma visão que transcende as áreas funcionais internas à organização.
Obstáculos existentes na cadeia de suprimentos
Gerir uma cadeia de suprimentos não pode ser considerado por parte dos gestores uma tarefa simples.
Devido à falta de investimentos dos governos em infraestruturas, tributos que são difíceis de se compreender acabam burocratizando a cadeia de suprimentos, deixando-a fortemente prejudicada.

Porém, a culpa dos obstáculos existentes na cadeia de suprimentos, não pode ser apenas atribuída aos governantes.
As organizações empresarias tem um percentual grande nesses obstáculos criados para o crescimento da gestão da cadeia de suprimentos, pois existem paradigmas que precisam serem quebrados por parte das empresas.
5 obstáculos à implantação da gestão da cadeia de suprimentos e suas desvantagens.
1. Infraestrutura:
A falta ou pouco investimento na infraestrutura é um fator preponderante para o sucesso da cadeia de suprimentos, devido ao escoamento da produção industrial está intimamente ligado aos modais de transporte.
Escolher o melhor modal de transporte para a entrega da produção se torna uma tarefa que exige muito planejamento e organização para definir a opção que melhor atenderá a necessidade de o cliente ter disponível no memento certo o produto que foi por ele solicitado.
Sabemos que tanto o modal rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroviário tem seus gargalos devido ao baixo investimento por parte do governo e empresas dos respectivos ramos.
Já o modal duto viário se torna uma opção inviável para alguns segmentos, pois se restringe a um meio de transporte de produtos específicos.
1.1 Desvantagens:
Implantar uma cadeia de suprimentos necessita preparação e um profundo conhecimento da infraestrutura que irá servir de suporte a cadeia como um todo.
A falta de planejamento pode ocasionar a escolha errada de um meio de transporte, tornando onerosa a opção escolhida.
2. Escassez de pessoas:
A atividade logística possui grandes obstáculos para a sua completa consolidação por parte das empresas.
A falta de profissionais capacitados para assumirem as vagas que o segmento possui é um limitador de sua expansão.
Há muito tempo a logística deixou de ser uma área considerada operacional passando a ser de nível estratégico, por ser atualmente considerada de nível estratégico a área exige pessoas com poder de liderança, inovação, competências técnicas e habilidade de cunho analítico.
2.1 Desvantagens:
Há um baixo interesse pelas pessoas em se capacitar na área logística por achar uma atividade operacional, baixa remuneração e pouca perspectiva de crescimento.
3. Baixo entendimento para implantação:
A atividade logística exige dos profissionais da área um alto conhecimento dos conceitos e práticas que a compõem.
A complexidade do conceito é um obstáculo que limita a implantação da área nas organizações empresariais.
Para Fleury, “a complexidade na implantação da cadeia de suprimentos explica a baixa adesão por parte das empresas.”.
Talvez, devido ao fato da escassez de talentos na área, a implantação se torna complexa, limitando a capacidade de competição das empresas em seus segmentos de negócios.
3.1 Desvantagens:
No cenário interno a organização é, preciso quebrar as barreiras que são impostas a cadeia de suprimentos.
Enquanto vigorar esse “preconceito” organizacional em adotar uma visão estratégica para a área, a cadeia de suprimentos nunca deixará de ser vista em nível estratégico.
4. Sistemas tecnológicos:
A falta de investimentos em tecnologia da informação e comunicação é um dos grandes obstáculos a cadeia de suprimentos
Os sistemas de informações são fundamentais para servir de apoio as decisões tomadas por gestores da cadeia, otimizando os processos logísticos por meio da velocidade da informação.

Portanto, para o sucesso de qualquer cadeia de suprimentos é, necessário as empresas investirem em sistemas de informação capazes de encurtar a distância entre parceiros da cadeia como um todo, integrando o cenário interno ao externo da organização.
4.1 Desvantagens:
Para as empresas terem capacidades tecnológicas requer alto investimento em sistemas de gestão empresarial.
Nem sempre as expectativas dos investidores serão atendidas no curto prazo, deixando-os receosos a acreditarem que num longo prazo terá o retorno esperado.
5. Legislação:
A legislação é um grande obstáculo a cadeia de suprimentos. Saber se a empresa está respeitando as normas regulatórias é extremamente difícil, até pela falta de clareza e aspectos contraditórios na legislação.

Esse gargalo cria uma vulnerabilidade de cunho jurídico nas empresas no sentido de repassar algumas informações aos seus fornecedores, deixando de ter um relacionamento colaborativo entre ambos, travando a cadeia de suprimentos, pois não haverá integração entre empresas.
5.1 Desvantagens:
Dentre os objetivos da cadeia de suprimentos está a redução de custos pela empresa.
Devido ao fato da complexidade do sistema tributário exigir atenção por parte das empresas, a cadeia de suprimentos perde espaço nas organizações para a área de planejamento tributário.
Aspectos fiscais podem fazer que uma empresa mude suas instalações para locais que irão ser benéfico em questão de pagamento de impostos, porém, esta decisão pode fazer que a empresa fique muito distante de seus fornecedores e clientes, prejudicando a cadeia de suprimentos.
FONTE: Administradores
