A inteligência artificial e seu impacto sobre os ERPs

As tecnologias de ERP com Inteligência Artificial têm o intuito de aumentar a competitividade e colocar as empresas um passo à frente da concorrência.
Na era da Transformação Digital, as tecnologias de ERP com Inteligência Artificial surgem com o intuito de aumentar a competitividade e colocar às empresas um passo à frente da concorrência. Quem não souber lidar com essas transformações, consequentemente, ficará para trás!
A tendência com essa inovação é que a Inteligência Artificial (IA) se torne cada vez mais importante nos sistemas de gestão das organizações, tornando-os mais intuitivos e proporcionando mais conhecimento aos gestores.
No mundo dos negócios, cada vez mais os empreendedores estão implementando práticas tecnológicas para facilitar a rotina e torná-la mais rentáveis e produtivas.
Com o constante avanço da tecnologia no mundo, não é de se estranhar que a inteligência artificial (IA) faça parte de uma série de atividades do dia a dia, mesmo que não seja perceptível.
Relação da Inteligência Artificial com ERP
Sob a influência da inteligência artificial muitas organizações podem, por exemplo, programar alertas para que o próprio ERP avise o gestor de que uma meta foi cumprida ou de que algo está errado na empresa e precisa ser solucionado, minimizando os erros e aumentando os benefícios.
A ideia, nessa relação de Inteligência Artificial com ERP, é fazer com que as máquinas que comportam os sistemas de gestão consigam pensar como os humanos pensariam se fizessem determinada atividade manualmente (mas num curto intervalo de tempo).
3 tecnologias de IA estarão presentes nos ERPs até 2020!
Até 2020, espera-se que três tecnologias de AI estejam presentes nos ERPs: automação cognitiva, automação inteligente e visão computacional.
Automação cognitiva
Primeiramente, a automação cognitiva tem foco em atender as solicitações de suporte ao cliente e, quando agregada a um sistema de gestão, pode tomar as melhores decisões para solucionar o problema do consumidor, criando uma certa eficiência e produtividade no processo de resolução, melhorando a satisfação do cliente.
Um ERP equipado com Automação Cognitiva pode emular o processo de pensamento de um colaborador para tomar as melhores decisões possíveis para superar o problema do cliente.
Uma vez que o problema é identificado, o sistema ERP pode levar o cliente passo-a-passo através do procedimento do que fazer, a fim de corrigi-lo.
Automação inteligente
A automação inteligente não está relacionada apenas a tarefas rotineiras, mas também com situações complexas e inesperadas, já que existe o sistema de processamento de linguagem natural, que envolve a automação da máquina com relação à comunicação com determinado indivíduo.
Você não precisa estruturar suas solicitações e consultas com este tipo de automação, em vez disso, você fala com ele como se fosse outra pessoa.
Visão computacional
A visão computacional, por fim, oferece grande potencial para se aliar a um ERP, pois ela acompanha as tendências do mercado através de gráficos, tabelas, imagens, vídeos, analisando as melhores formas de trabalhar com esses tipos de dados.
Com a visão computacional você pode acompanhar as tendências por meio de gráficos e tabelas, além de marcar automaticamente colaboradores em fotos da empresa e alertas de vídeo automáticos.
Tecnologias de Inteligência Artificial com ERP: Uma Realidade!
Muitas empresas já utilizam ferramentas de AI em seus sistemas de gestão, como é o caso dos chatbots, softwares que permitem a interação de uma pessoa com um sistema através de texto, o que é aplicado, comumente, em sistemas de atendimento ao consumidor.
Além disso, fazer a revisão de documentos jurídicos por parte dos advogados de uma organização ficou mais fácil com a implementação de ferramentas de inteligência artificial, que, além de reduzir o tempo da atividade, aumenta a produtividade dos funcionários.
FONTE: Administradores