Confira novidades na nova versão do SAP Business One Integration Framework – B1iF 2.0
Uma das grades novidades com a recém-anunciada disponibilidade geral do SAP Business One 9.3, é a nova versão do SAP Business One Integration Framework (B1iF 2.0), plataforma de integração que se habilita como facilitador para a transformação digital de PMEs.
O SMB Innovation Summit é um evento anual da SAP realizado em diversos locais no mundo, no qual SAP e parceiros se alinham em torno dos mais recentes insights e inovações para o mercado PME. O evento deste ano realizado em Ho Chi Minh City no Vietnã centrou-se mais no produto principal SAP Business One 9.3 & B1iF 2.0 como uma solução para a transformação digital, e menos em inovações futuras.
Uma das maiores novidades advinda com o SAP Business One 9.3 é a nova e redesenhada versão do SAP Business One Integration Framework (B1iF), a versão 2.0. Durante o evento, Richard Duffy conversou com a equipe que conduz o SAP Business One Integration Framework e compartilhou conosco as atualizações mais recentes na nova versão 2.0.
Confira neste post todos os detalhes fornecidos por Richard Duffy, e veja como esta ferramenta ajudará na transformação digital de muitas empresas ao redor do mundo.
O que há de novo na versão do B1iF 2.0
Por trás de cada lançamento de software, geralmente há um conjunto de metas de design, e o B1iF não é diferente. No entanto, os melhores aprimoramentos do produto começam com a resposta ao feedback do usuário, e fico feliz em compartilhar que é exatamente isso que a equipe da SAP fez.
Como você verá, as metas de design da equipe incorporam muito o feedback do usuário e as melhorias com foco no usuário:
- Reduz a curva de aprendizado: torna a solução mais fácil de aprender, entender e usar.
- XML no Centro: XML é a linguagem da integração; faça-a o centro de B1iF.
- Integra Javascript: os desenvolvedores ainda gostam de um controle granular ao programar; Jasvascript e XML juntos dão esse controle.
- Otimiza o desempenho: habilita a solução em um formato de portal leve (você pode até executá-lo de modo autônomo em um Rasperry PI).
- Multi-tenancy no Core: ajuda a endereçar o modelo de implantação do SAP Business One Cloud.
- UX Refactoring: torna a experiência mais fácil de usar desde a inicialização (user-friendly), ao invés da interface do usuário atual.
- Até 10x mais rápido – executa diretamente no topo da plataforma de integração
Talvez você esteja pensando: “Isso parece ótimo, mas o que isso realmente significa para o meu negócio?” Naturalmente, a resposta vem para o tópico sempre popular: Transformação digital e inovação dentro do seu negócio.
Inovação digital e seus processos de negócios – B1iF 2.0 é o facilitador
O primeiro passo na execução de qualquer exercício de inovação digital é uma revisão dos processos no negócio. Em seguida, mapear o que esses processos de negócios devem ou poderiam estar em seu estado futuro desejado. E por fim, você pode verificar como esses processos podem ser automatizados e monitorados. Uma maneira fácil de ver isso é: projetar, executar e gerenciar.
Para fazer isso, você precisa ter acesso a uma solução de ERP que permita que a Automação do Processo de Negócio (Business Process Automation) ocorra.
Embora essa funcionalidade sempre tenha sido um componente central do B1iF, a nova versão adiciona alguns componentes ausentes e agora permite que os usuários gerenciem todas as três etapas (design, execução e gerenciamento), trabalhando isoladamente ou em conjunto com seu parceiro de negócios.
O B1iF 2.0 adiciona um novo conjunto de ferramentas para fazer sua modelagem de processos de negócios com base em um subconjunto do Business Process Management (BPM) 2.0.
Além de acrescentar a capacidade de otimizar os processos de negócios com o Business Process Monitoring e, mais importante, o Activity Monitoring.
Eu poderia escrever páginas de explicação sobre o que são e por que elas são importantes. Deixaremos isso para um próximo post.
Benefícios para clientes SAP Business One
A boa notícia é que, para o SAP Business One 9.3 e versões subsequentes, todos esses três componentes do BPM são fornecidos como parte do SAP Business One Integration Framework 2.0.
A licença para usar as ferramentas é fornecida como parte do SAP Business One quando as fontes dos processos de negócios são internos para o SAP Business One.
É importante notar, no entanto, que você atrai taxas adicionais de licenciamento quando você começa a trazer fontes externas para a parte de execução e monitoramento. Seu parceiro pode ajudar você a entender o modelo de precificação aplicável.
Benefícios para desenvolvedores, parceiros e consultores
A versão 2.0 do SAP Business One Integration Framework é uma ótima solução para criar cenários de integração.
- Ele oferece agora uma maneira de projetar e construir esses processos de negócios.
- Ele pode chamar e consumir o SAP HANA Service Layer, WebServices ou transferência de arquivos.
- Ele pode ser desenvolvido e ampliado com um modelo XML puro, Javascript puro ou até mesmo uma combinação dos dois.
Da perspectiva de um desenvolvedor, isso é importante. Os desenvolvedores agora estão habilitados para usar a ferramenta certa para a etapa correta no processo.
XML é a linguagem de integração, e o B1iF 2.0 fornece um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para a construção dos processos. Você também pode continuar a usar suas ferramentas de escolha (XML Spy, CyberDuck, etc.) para escrever e manipular os processos e armazená-los no repositório B1iF compatível com WebDAV.
FONTE: Blog Asug [por Richard Duffy]