SAP PI – Transição da arquitetura de pilha dupla para simples

SAP PI: solução para integração de apps corporativos tem novas funcionalidades com a transição da sua arquitetura de pilha dupla para única. Confira!
O SAP PI, desenvolvido na plataforma SAP NetWeaver, pode ser considerado uma solução de middleware da empresa para integração de aplicativos corporativos e integração baseada em serviços.
O SAP PI suporta a integração de aplicativos nos campos B2B e A2A, tendo a capacidade de integrar diferentes sistemas SAP e não SAP no ambiente de negócios heterogêneo.
Com a transição gradual do SAP PI da arquitetura de pilha dupla para pilha única, a solução vem apresentando alguns novos recursos e funcionalidades, confira:
O que é SAP PI?
O SAP PI, chamado também de SAP NetWeaver Process Integration, pode ser considerado uma solução de middleware da empresa para integração de aplicativos corporativos e integração baseada em serviços.
Ele foi desenvolvido na plataforma tecnológica SAP NetWeaver, que fornece um ambiente completo para desenvolver, implantar e executar aplicativos. Além de possuir diferentes componentes, como: frameworks, servidores e coleções de software.
O PI suporta a integração de aplicativos nos campos B2B e A2A, tendo a capacidade de integrar diferentes sistemas SAP e não SAP no ambiente de negócios heterogêneo.
A solução fornece um middleware que forma o backbone da SOA (System Oriented Architecture) no ambiente SAP. Ele age como um mecanismo de middleware para se comunicar em um ambiente de computação distribuída.
O coração do SAP PI é o Mecanismo de Integração que é usado para integrar diferentes tecnologias usando as técnicas do Standard Messaging.
Componentes no SAP PI
O PI vem apresentando alguns novos recursos e funcionalidades interessantes após a primeira versão do SAP PI 7.1, além de impulsionar a maioria de seus novos recursos para os componentes Java.
A plataforma SAP NetWeaver possui dois servidores como servidores de aplicativos subjacentes: um é baseado em Java e o outro é baseado em ABAP.
Todos os aplicativos que são desenvolvidos sobre o SAP Netweaver são implantados em qualquer um desses mecanismos, ou seja, baseados em Java ou ABAP.
Portanto, dependendo da arquitetura, o SAP XI, PI, PO usa qualquer um desses servidores ou ambos para executar a interface.
O sistema SAP que precisa de instalações do ABAP ou do Java Application Server, sendo o ABAP baseado na arquitetura de pilha dupla e aqueles baseados no Java são chamados de arquitetura de pilha única.
Antes de discutir sobre a transição do PI de uma pilha dupla para pilha única, é bom ter uma ideia dos dois componentes principais do SAP PI, que é o Integration Engine e o Adapter Engine, para o qual o SAP PI é chamado para seguir um modelo de hub e spoke.
Integration Engine
O Integration Engine é responsável pelos serviços centrais de Integração, que são: roteamento, mapeamento e transformação.
Digamos, por exemplo, que a estrutura da mensagem de origem é diferente da estrutura da mensagem de destino e, em seguida, o Integration Engine entra em ação, chamando o Mapping Runtime para converter a estrutura de origem na estrutura de destino.

O Integration Engine do SAP PI só pode manipular mensagens no protocolo XML-SOAP. Mas, na prática, os sistemas de negócios que são os nós emissor e receptor podem usar diferentes formatos de mensagem.
Aqui, vem o papel do Adapter Engine que pode converter mensagens baseadas em XML e HTTP para o protocolo específico e o formato exigido por esses sistemas e vice-versa.
Adapter Engine
O Adapter Engine pode ser considerado como um “spoke” do SAP PI que é usado para conectar o Integration Engine aos sistemas externos. O Adapter Framework fornece interfaces para configuração, gerenciamento e monitoramento de adaptadores.
Modificações no SAP PI
Nas versões anteriores, que eram baseadas na arquitetura de pilha dupla, os adaptadores estavam principalmente na pilha Java, exceto dois adaptadores que eram baseados na pilha ABAP.
Mudança gradual: De pilha dupla para única
Com a transição gradual do SAP PI da arquitetura de pilha dupla para pilha única, os desenvolvedores estavam tentando deslocar os adaptadores baseados em ABAP para a pilha Java, que é então lançada como um novo recurso, popularmente conhecido como o Advance Adapter Engine.
Finalmente, a partir do SAP PI 7.3, a solução foi lançada com adaptadores java stacked equipados de maneira mais produtiva, denominados Advanced Adapter Engine Extended (AEX).
Problema: desempenho
Os desafios que o SAP PI enfrentou estavam no domínio da comunicação entre seus diferentes componentes.
Como o Adapter Engine deve se comunicar com o Integration Engine, assim o Integration Engine precisava se comunicar com algum outro componente, digamos, o mecanismo do Business Process, etc.
Portanto, havia muita comunicação de mensagens que reduziam a velocidade e o desempenho das interfaces.
Solução: problema de desempenho
Para resolver o problema de desempenho e os gargalos, a SAP reestruturou toda a arquitetura e criou o SAP PI. O PI tem os recursos para um tempo de resposta mais rápido e desempenho aprimorado.
Isso foi possível com a introdução de um novo mecanismo chamado Advanced Adapter Engine, que tem o potencial de recursos de processamento de mensagens de ponta a ponta, sem consultar o mecanismo de integração.
Por incorporar o componente AAE, os recursos de processamento de mensagens aumentaram enormemente, o que se reflete em melhores padrões de desempenho.
Problema: limitações do AAE
No entanto, o AAE tem algumas limitações, pois suporta apenas alguns tipos de conexões. Além disso, embora o AAE seja autônomo, ele requer o mecanismo de integração em tempo de execução.
Solução: Advanced Adapter Engine Extended (AEX)
Por esse motivo, a SAP criou uma solução modificada que se chama Advanced Adapter Engine Extended (AEX). Você pode ver -lo como uma ferramenta de integração independente, mas não possui uma unidade de Business Process Management (BPM).
Esse problema foi resolvido com o lançamento do SAP PO (Process Orchestration), que tem o AEX, juntamente com o NW-BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios NetWeaver) e o NW-BRM (Gerenciamento de Regras de Negócios NetWeaver).
Foco principal:
- O SAP PI é uma solução / plataforma de integração para sistemas SAP e não SAP;
- Suporta cenários A2A e B2B;
- Ele fornece comunicação síncrona e assíncrona;
- Seu objetivo é fornecer um único ponto de integração de todos os sistemas dentro e fora do limite do negócio;
- Suporta, Service Oriented Architecture (SOA);
- O conceito-chave geral do SAP PI é conduzir processos de negócios integrados em paisagens heterogêneas e altamente dinâmicas de uma maneira mais econômica e gerenciável.
Agora, você pode integrar facilmente o SAP ERP com sua Loja de comércio eletrônico / CRM e automatizar o processo de negócios!
FONTE: Apps e Connect

