Você sabe em qual Nível de Maturidade em gestão sua empresa está?

Quanto mais a tecnologia evolui, mais opções os empreendedores tem para evoluir a Gestão de suas empresas. O uso integrado e eficiente da tecnologia diz qual o Nível de Maturidade em gestão que sua empresa está.
Pode parecer surpreendente, mas muitos empreendedores ainda estão perdidos em como otimizar na prática a gestão de suas empresas, ainda tem dificuldades de repassar toda a tecnologia e conectividade que usam no seu dia-a-dia pessoal para seu dia-a-dia corporativo.
Algumas empresas não fazem gestão alguma, algumas ainda utilizam métodos antigos e descentralizados para gestão, alguns tens seus setores desorganizado e desconectados. Todas estas situações geram improdutividade e retrabalho. Alguns já deram os primeiros passos, mas ainda precisam de ajuda para tornar o uso da tecnologia realmente eficiente. E, por fim, alguns já tomaram a tecnologia como aliada e colhem os frutos evidentes gerados por uma gestão focada em processos e dados.
Confira a seguir os detalhes que destacamos em cada Nível de Maturidade em Gestão Empresarial, e veja o Nível de Maturidade em Gestão Empresarial que sua empresa se encontra.
nivel de maturidade 0 => SEM GESTÃO
Algumas empresas ainda não praticam nenhum tipo de Gestão Empresarial. Ou são empresas tocadas apenas pelo próprio empreendedor, ou empresas que tem uma estrutura muito reduzida, ou por simplesmente não terem entendido ainda o valor da gestão e de controles.
No máximo tem um contador ou empresa de contabilidade que cumpre apenas o papel legal, de registrar contabilmente a atividade e pagar tributos.
Os colabores resolvem seus setores de modo independente, cada um com seus controles pessoais da área que trabalham. Normalmente a cada saída de funcionário, toda a informação se perde.
nível de maturidade 2 => Planilhas de Gestão
Algumas empresas já conseguiram dar o primeiro passo, e ao menos incorporaram nos controles dos setores da empresa o registro do dia-a-dia em planilha eletrônicas. Da administração de pessoas ao controle de fluxo de caixa, tudo pode ser controlado por meio de Planilhas de Gestão.
Com o auxílio de algumas planilhas é possível diminuir a exposição da empresa a riscos. Planilhas Eletrônicas, como o Excel, são recursos muito úteis para toda empresa na fase inicial, ou quando o volume de trabalho ainda é pouco.
Porém, na medida em que as operações começam a aumentar, o número de planilhas e a quantidade de abas dentro delas se tornam fatores não só de perda de tempo para juntar as informações no momento necessário, mas também um risco quando falamos do armazenamento correto de informações cruciais para a empresa.
![]()
Gerencie o seu negócio com Planilhas de Gestão

nível de maturidade 4 = Apps PARA GESTÃO/PRODUTIVIDADE
O próximo nível de maturidade é o uso de apps na Gestão Empresarial e para Produtividade. Todos os dias novos apps online para Gestão Empresarial ou Produtividade surgem no mercado. A maioria destas ferramentas pode ser acessada em smartphones, tablets ou notebooks de modo gratuito ou com baixas mensalidades.
O uso das novas tecnologias já permite ao empreendedor colher bons ganhos relacionados com conectividade, mobilidade, colaboração de equipes, produtividade e eliminação de custos fixos.
A mobilidade nos dias atuais foi responsável por uma das principais revoluções na área. Graças a ela, é possível abrir e editar documentos, enviar arquivos, controlar as finanças, organizar projetos e até realizar pesquisas de opinião – tudo isso à distância.
![]()
Melhore a Gestão de sua empresa com apps online

nível de maturidade 6 – Sistemas de Gestão Básica
Algumas ferramentas e apps online evoluem agregando funcionalidades para se tornarem Sistemas de Gestão Básica, ou as vezes já nascem concebidos assim. Como exemplo, temos diversos sistemas com foco em Gestão Financeira ou em Gestão Comercial e que agregam mais funcionalidades com o passar do tempo.
Este seria o nível de maturidade 6: uso de sistemas online básicos e já integrando alguns setores da empresa. Para mim estes sistemas não podem ser considerados Sistemas de Gestão Integrada (ERP), pois não possuem todas as funcionalidades para tal. Normalmente atendem um ou alguns setores da empresa, mas não todos os setores vitais a nível de gestão de modo integrado.
A alternativa para obter uma maior integração neste nível de maturidade é a utilização de outros sistemas específicos e dos recursos de integração entre sistemas (APIs), que algumas destas ferramentas normalmente disponibilizam. Com estas ferramentas de integração é possível ir montando um “frankstein” de sistemas integrados via API… não recomendo se forem muitas integrações e sistemas envolvidos.
![]()
Melhore a sua gestão com Sistemas de Gestão Básica pagos mensalmente

nivel de maturidade 8 – Sistemas de Gestão Integrada (ERP)
Este é o nível ideal para a Gestão Empresarial de sua empresa: uma ferramenta única que controle toda a sua empresa, em todos os setores vitais, de modo integrado. Todas as operações realizadas em cada setor se refletem online em uma base de dados consolidada, lhe dando informação ampla de toda a organização.
Até pouco tempo estas ferramentas eram consideradas caras, tanto pelo custo de adquirir licenças por usuário, quanto pelo investimento necessário em infraestrutura interna para apoiar e manter o sistema. Estamos falando em normalmente alguns milhares de reais adquirindo licenças e implantando o sistema, e mais outro tanto para adquirir servidores, bancos de dados, redes, backup, contingências, etc, além de todo o custo mensal para administrar isso tudo (energia, pessoas, terceiros).
Atualmente (e será cada vez mais assim daqui para frente) os ERPs já possuem custos acessíveis para pequenas e médias empresas. Os melhores ERPs do mercado já podem ser adquiridos por subscrição ou mensalidade (também conhecido como SaaS – software como serviço), ao invés de comprar licenças. Dependendo da quantidade de usuários (escala) e do tempo esperado para uso contínuo da solução, as vezes ainda é mais vantajoso comprar licenças.
Uma outra tendência sem volta é a instalação destes sistemas de gestão integrada na nuvem, opção que permite ao empreendedor trocar um investimento fixo em infraestrutura local por um despesa variável mensal.
Isso sem falar na natural redução das despesas mensais necessárias para manter uma infraestrutura interna. A maturidade e especialização atual dos serviços em nuvem permite qualquer empresa obter enormes ganhos em segurança, backup, atualizações, escalabilidade e suporte, quando comparado com uma estrutura local.
Particularmente vejo como nítida uma tendência para o futuro: a existência de ERPs enxutos no core e especialistas em gestão integrada eficiente, conectados com ferramentas e apps especialistas. Este é um dos focos de negócio da Intergate Digital: conectar sistemas de gestão com outras soluções para dar uma visão ampla e completa para os empreendedores. Tudo deve estar conectado.
A escolha por um ERP deve ser criteriosa e sempre baseada em uma visão de longo prazo, afinal mudar de ERP a cada dois anos é um trauma que não desejo a ninguém. Procure e escolha fornecedores que tenham estrutura e qualidade no processo de implantação e no suporte técnico aos usuários, aliados à experiência no mercado. Outro aspecto pouco lembrado é a boa estabilidade financeira e o nível de investimentos do fornecedor, que está diretamente ligado ao potencial de crescimento e desenvolvimento e melhoria contínua do sistema.
![]()
Sistema de Gestão ERP: Assuma o controle da sua empresa!
nível de maturidade 10 = SAP Business One
No topo da pirâmide de maturidade temos o melhor sistema de Gestão Empresarial a nível mundial: o SAP Business One. É a Ferrari dos ERPs.
Já trabalho há mais de 15 anos com Sistemas de Gestão Integrada, e posso afirmar que não há comparação no mercado. O nome da alemã SAP já é há décadas sinônimo de excelência em relação a melhores prática de gestão e a Sistemas Integrados de Gestão Empresarial. SAP é a líder absoluta de mercado a nível mundial, e agora também está expandido fortemente no mercado de pequenas e médias empresas.
E o que foi surpreendente para mim depois de conhecer o SAP Business One em 2016 não foi o quanto ele é superior, mas o quanto ele é acessível! Além de completo, simples e seguro e de estar surfando todas as novas tecnologias que a SAP está sendo precursora (cloud, bigdata, computação em memória, IoT), o SAP Business One é plenamente customizável e expansível, mantendo em seu core todo o know-now de melhores práticas em gestão que a SAP aplica em seus sistemas há mais de 40 anos.
Este é um mundo que pretendo não sair tão cedo. Se você tem uma empresa e quer ter controle dela, quer otimizar processos e trabalhar de maneira organizada e padronizada, o SAP Business One é o sistema de gestão integrada para a sua empresa. Para hoje, e para as próximas décadas!
SAP Business One HANA – o que isso significa para seu negócio?