Entradas de pagamento totalmente transparentes para reconciliações com o SAP Business One
Um cenário empresarial comum é ter Pagamentos de entrada e saída utilizando mais de um Método de Pagamento no mesmo documento. O SAP Business One permite definir se os valores serão contabilizados aglutinados ou não na conta do Parceiro de Negócios.
O SAP Business One fornece aos seus usuários diferentes formas de Pagamento, como Cheques, Transferência Bancária, Cartão de Crédito, Dinheiro e Boleto (específico do país).
Quando esses pagamentos com diferentes Métodos de Pagamento são adicionados ao sistema, o Lançamento Contábil Manual registra o valor na respectiva conta contábil mapeada nos Métodos de Pagamento e uma única linha consolidando o valor total no código do Parceiro de Negócios.
No entanto, como usuário, você pode exigir que uma entrada no Diário registre os respectivos valores no código do Parceiro de Negócios individualmente e não como um valor resumido.
Pagamentos com vários Métodos de Pagamento
Pode haver vários motivos comerciais para reservar valores individualmente na entrada do Diário de Pagamentos de entrada e saída, incluindo alguns abaixo:
- Requisitos detalhados de Relatórios
- Diferenciando cada Pagamento com base nos Métodos de Pagamento
- Controle sobre Reconciliações (Externa e Interna, conforme o caso)
- Requisitos de auditoria
- Registrar os custos bancários, as diferenças de câmbio e as diferenças de conversão (se houver) separadamente nos detalhes da conta do Parceiro de Negócios.
Que configuração lida com este trabalho no SAP Business One?
O registro do Lançamento Contábil Manual pode ser modificado pela ativação da configuração Dividir PN/Conta no Lançamento Contábil disponível no caminho:
Administração → Inicialização do sistema → Configuração do Documento → guia Por Documento → selecione Entrada de Pagamento na lista suspensa.
A ativação da configuração dividirá as entradas de Pagamento futuras do Parceiro de Negócios por meio do Método de Pagamento.
Exemplo de trabalho em Pagamentos de entrada:
Antes de ativar a configuração usando o Parceiro de Negócios “TEST”:
Depois de ativar a configuração usando o Parceiro de Negócios ‘TEST’:
A mesma configuração está disponível para Pagamentos de saída.
Depósitos em Lote
Até agora, analisamos o Pagamento e a entrada na conta do Parceiro de Negócios. Que opções temos quando se trata de Depósitos?
O Depósito em lote de todos os pagamentos recebidos é bastante comum. No entanto, se todos os cheques ou comprovantes de cartão de crédito forem depositados em um lote, o lançamento contábil manual será consolidado nas contas envolvidas.
Porém, ao executar a Reconciliação (Externa) com o Extrato Bancário Externo, isso se torna um pouco difícil, pois o Extrato Bancário Externo exibe cada entrada como separada, enquanto a entrada do Diário para Depósitos é consolidada.
Que configuração lida com o trabalho no SAP Business One?
Para superar essa situação e lidar com cada Depósito de forma independente, o usuário pode ativar a configuração Dividir PN/Conta no Lançamento Contábil em:
Administração → Inicialização do Sistema → Configuração do Documento → guia Por Documento → selecione Depósitos na lista suspensa.
A possibilidade de ter Depósito individual exibido na entrada de Diário pode ser ativada para o seguinte:
- No depósito de cheques em dinheiro
- Em cheque pré-datado
- No depósito de crédito
Exemplo de trabalho em Depósitos:
Antes de ativar a caixa de seleção:
Depois de ativar a caixa de seleção:
Conclusões
De acordo com os requisitos do negócio, a configuração dos Pagamentos e do Depósito pode ser alterada. Esta caixa de seleção pode ser ativada ou desativada a qualquer momento.
No entanto, uma vez que uma entrada de Diário é gravada com uma configuração específica, o mesmo não pode ser alterado ou atualizado para exibir na configuração anterior.
FONTE: Support Spotlight