Soluções SAP para o ESG das empresas

Por Monica Nietsche em

Em meio a requisitos regulatórios e a demanda crescente de investidores, acionistas e consumidores por uma operação mais sustentável, as empresas precisam de um sistema de contabilidade para suas emissões de gases com efeito de estufa que seja tão auditável, transparente e confiável quanto sua contabilidade de dados financeiros.

Deste modo, a SAP, líder de mercado em software ERP, anunciou, no SAP Sapphire São Paulo 2023, evento anual da marca, novas funcionalidades para suas soluções que vão trazer ainda mais sustentabilidade à gestão empresarial.

Hoje, a SAP está estendendo a definição de recursos além dos fluxos financeiros, permitindo a contabilidade de carbono por meio de um livro-razão verde, ou Green Ledger.

Fazer progressos reais em sustentabilidade requer dados reais. Muitas empresas hoje usam ferramentas desatualizadas e processos desconectados para contabilizar as emissões em suas operações e em suas cadeias de suprimentos.

O livro-razão verde faz a contabilidade para o carbono, para que as empresas possam gerenciar o que entra e sai de seus sistemas e equilibrar seus “livros de carbono” da mesma forma que equilibram seus livros financeiros.

Intergate Digital
Integrações SAP Business One e Totvs Protheus

SAP Sustainability Footprint Management

A companhia divulgou também uma atualização da solução SAP Sustainability Footprint Management, que permite calcular e gerenciar todas as emissões de gases de efeito estufa da corporação, da cadeia de valor e no nível de produto.

A partir do software, as empresas podem administrar suas emissões com visibilidade, precisão e confiança, reduzir seus riscos climáticos, progredir em direção aos seus compromissos de sustentabilidade, além de tornar o negócio mais resiliente ambientalmente.

SAP Sustainability Data Exchange

Além disso, a SAP também anunciou o aplicativo SAP Sustainability Data Exchange, uma nova solução que permite que empresas troquem dados de sustentabilidade padronizados com segurança com parceiros e fornecedores para que possam acelerar a descarbonização de suas cadeias de abastecimento.

O SAP Sustainability Data Exchange usa os dados de carbono estabelecidos pela Partnership for Carbon Transparency (PACT), sediada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

As soluções de sustentabilidade da SAP contribuem para que as empresas gerenciem negócios de modo mais sustentável, utilizando dados reais em um nível transacional, em vez de usar estimativas ou médias, e, assim, permitindo entender onde as emissões estão ocorrendo na cadeia produtiva e identificar áreas específicas onde deve ocorrer descarbonização.

SAP Business Network

O SAP Business Network oferece a compradores dados dos fornecedores sobre sustentabilidade e direitos humanos

Além disso, as classificações de sustentabilidade de terceiros podem ser compartilhadas em um perfil de fornecedor na rede.

Um novo processo, agora disponível, combina Encore by SAP – uma solução usada para estabelecer um mercado para material secundário – com soluções SAP Digital Manufacturing.

O novo processo visa transformar a atual mentalidade de “produzir para desperdiçar” em “produzir para reutilizar”.

O portfólio de soluções agora funciona perfeitamente para fornecer aos clientes um processo de ponta a ponta para produção circular. O processo depende do SAP S/4HANA.

Agora as empresas podem decidir proativamente reutilizar, remanufaturar ou reciclar material secundário, em vez de jogá-lo fora. Adicionar essas opções ajuda os fabricantes a avançar em direção a operações mais sustentáveis e explorar novos modelos de negócios.

Feather by SAP

O Feather by SAP, uma solução SAP.iO Venture Studios, é integrado ao SAP Commerce Cloud para fornecer experiências de cliente contínuas e mais sustentáveis em todos os canais.

Com a nova solução dimensionada e integrada, agora chamada SAP Recommerce, os varejistas podem introduzir produtos restaurados, devolvidos ou usados de volta ao mercado, criando um fluxo de receita circular para impulsionar crescimento adicional. Ele estará disponível no quarto trimestre.

Soluções SAP para o ESG das empresas

E o ESG nas empresas brasileiras?

A nova edição do estudo “Sustentabilidade na Agenda da Liderança Empresarial na América Latina“, patrocinado pela SAP, confirma a liderança das empresas brasileiras em ações sustentáveis. A pesquisa mostra que sete de cada 10 empresas apresentaram avanços significativos no desenvolvimento da sua agenda de sustentabilidade.

Este é o mesmo número apontado na América Latina (contra 69% em 2022). O trabalho teve a participação de mais de 500 executivos seniores das principais empresas de médio e grande portes da Brasil, Argentina, Colômbia, México e Chile.

Embora o Brasil venha demonstrando progressos na agenda da sustentabilidade, ainda há desafios significativos. As três principais barreiras são:

  • Conseguir incorporar sustentabilidade nos processos de negócios (51% versus 40% em 2022),
  • Demonstrar o retorno do investimento (51% a 49%)
  • Medir o impacto das ações (45% a 59%), item que registrou uma melhora de 14 pontos.

Esses obstáculos tendem a ser superados à medida que as empresas superem o desafio da falta de experiência, um dos motivos apontados por 28% das lideranças consultadas no relatório do ano passado e que em 2023 chegou a 25%.

FONTE: Blog SAP Brasil