O uso inteligente do ERP está no planejamento
O uso inteligente do ERP baseia-se em uma filosofia de planejamento, integração, melhoria contínua, simplificação e padronização dos processos de negócios e eliminação de desperdícios em toda a organização.
A implementação de técnicas de ERP pode ajudar as empresas a melhorar seu desempenho operacional e a capacidade de resposta ao cliente, além de gerar resultados positivos para o desempenho final.
A coisa mais importante a lembrar é que o uso inteligente do ERP não deve ser sobre a implementação de software, mas deve ser sobre a transformação do negócio.
Confira as dicas para o uso inteligente do ERP…
O uso inteligente do ERP coloca o foco na melhoria do processo de negócios
Com o uso inteligente do ERP, a chave é alavancar metodologias comprovadas baseadas no entendimento dos processos empresariais e requisitos de negócios para identificar áreas de melhoria e redução de desperdício.
Em um projeto de melhoria de processos de negócios , o uso inteligente do ERP coloca o foco em cinco áreas:
- Organização do Projeto – um projeto de ERP começa com uma organização completa do projeto – incluindo a organização de proprietários de processos de negócios para projetar o escopo, os objetivos e as medidas do projeto.
- Análise de estado atual – Para entender completamente o que é necessário, a abordagem passa a analisar os processos atuais, reunindo as principais métricas de desempenho e analisando seu valor, como produtividade, qualidade, horas extras e inventário.
- Visão e Educação – Para chegar à definição do estado futuro desejado, o próximo passo é analisar o que é possível com uma solução tecnológica nova ou atualizada. A educação em processos de negócios traz as melhores práticas do setor para construir o futuro estado.
- Desenvolvimento do estado futuro – Transformação segue com um laser a projetar um estado futuro que aproveita os novos processos e oportunidades oferecidas pela nova tecnologia. Esse tipo de reengenharia de processos de negócios é específico para cada fluxo de processo de negócios e identifica as lacunas entre o estado atual e as melhores práticas do setor.
- Um Caso de Negócio para a Mudança – À medida que a visão de estado futuro é aprimorada e aperfeiçoada, a equipe adota essa visão e a traduz em um caso de negócios confiável para a mudança.
Uso inteligente do ERP precisa engajamento
Por fim, é importante considerar que envolver a alta gerência é de vital importância para facilitar a adoção do uso inteligente do ERP.
Na verdade, em nosso papel como consultores de ERP , um risco comum em implementações mal-sucedidas é a falta de comprometimento e suporte da alta administração.
Para obter e sustentar o aceite e o engajamento da alta gerência, é importante fazê-los perceber que a adoção de ferramentas e conceitos de ERP ajudará a garantir a viabilidade de longo prazo da empresa.
Os benefícios de um esforço de implementação de ERP bem planejado são:
- Alinhamento de operações e estratégia corporativa
- Comunicação clara em toda a empresa
- Maior produtividade no chão de fábrica e no front office
Redução de custos pela eliminação de resíduos e retrabalhos - Maior flexibilidade para atender às demandas em constante mudança dos clientes e do mercado
Considerações Finais
Como diz o ditado, “é mais fácil dizer do que fazer”. As empresas enfrentam desafios na implementação de conceitos de ERP, e são muitos.
Em suma, quando se trata do uso inteligente do ERP, ter uma abordagem sistêmica da implementação, incorporando a educação em todos os níveis ao longo do caminho e focando no gerenciamento de mudanças ajudará a garantir o sucesso na adoção de conceitos de ERP e as mudanças necessárias serão bem-sucedidas.
Você também pode gostar:
- Transformação digital: A era dos sistemas inteligentes de gestão
- Transformação Digital: O ERP como núcleo de sua estratégia
FONTE: Ultra Consultants