O que você precisa para migrar seu SAP para nuvem

As soluções SAP Business One Cloud são atraentes devido à facilidade de uso e ao baixo investimento de capital inicial. Veja o que você precisa para migrar seu SAP para nuvem
A previsão é que a adoção de aplicativos na cloud continue crescendo nos próximos anos e que esse se torne o padrão empresarial. A adoção do SAP Business One Cloud também entra nesse contexto, as empresas que tem seu SAP na versão SQL já estão migrando para nuvem.
Mas quais são as razões pelas quais pequenas e médias empresas têm migrado seus sistemas SAP ERP para a nuvem?
Benefícios do SAP Business One na nuvem
O SAP Business One é um software ERP que combina várias funções de negócio da sua empresa. Isso inclui áreas-chave, como finanças, operações, vendas, estoque e gerenciamento de relacionamento com o consumidor.
O software é bastante diferente de todas as outras soluções de ERP disponíveis no mercado, principalmente para pequenas e médias empresas. Isso porque se trata de um aplicativo único – o que facilita o seu uso. Mas por que usar a versão da nuvem e não a local, hospedado na empresa?
Aqui estão algumas das razões pelas quais muitas empresas optam por migrar para a nuvem ou implementar diretamente o SAP Business One Cloud:

1. Redução de custos com infraestrutura
Se você está sempre se preocupando com atualizações de hardware e rede, esse é um ótimo momento para considerar a possibilidade de migrar para a nuvem. Por que reinvestir em hardware e infraestrutura adicionais quando você pode pagar mensalmente pelo seu provedor SAP Cloud para ter o custo inicial e a dor de cabeça longe de você?
O sistema ERP tradicional exigia um enorme investimento, pois servidores, switches, computadores e alguns custos inesperados eram muito altos. Estes, podem ser completamente eliminados com o sistema ERP baseado em nuvem.
O sistema de nuvem segue a regra de “pay as you go”, o que significa que pode acabar com todos os custos iniciais de capital — isso porque você paga apenas por aquilo que consome
Não apenas os custos de hardware são eliminados, como o SAP Business One na nuvem pode erradicar também valores de manutenção do servidor, o que diminui a carga em TI.
2. Custo de propriedade contínuo
Sim, se você migrar para a nuvem, pagará mensalmente um preço fechado pelo acesso, licenças, backups etc. Esse valor deve ser comparado com os custos contínuos associados à atualização do seu sistema existente on-premise e da sua infraestrutura.
Mesmo para soluções locais, há uma manutenção contínua exigida — pense em atualizações de hardware e contratos de suporte, por exemplo — que pode fazer com que seus custos variem muito de mês a mês. Com o SAP Business One Cloud, por outro lado, os custos são fixos e previsíveis ao longo do seu contrato.

3. Acesso ao poder de computação
Migrar para a nuvem fornecerá a sua empresa acesso a poder de computação que anteriormente era reservado apenas para os grandes players. Mas o que isso significa na prática? É preciso pensar que a tecnologia está mudando rapidamente — mobilidade, Inteligência Artificial, IoT, Business Intelligence. Todos os citados estão se desenvolvendo e se tornando prática comum no ambiente de trabalho.
Se você quiser aproveitar esses avanços tecnológicos, precisará de um poder computacional adicional. É isso o que a nuvem te proporciona, fornecendo ao pequeno empresário o mesmo tipo de tecnologia que o grande usa.
4. Um ambiente mais ágil
Um ambiente de nuvem permite adicionar e subtrair usuários conforme necessário — como o modelo “pay as you go”, você paga somente o custo dos novos usuários, e não tem que se preocupar com o aumento da infraestrutura e rede ligados a um sistema on-premise.
Além disso, os sistemas ERP baseados em nuvem são muito mais flexíveis do que os ERP tradicionais. Não apenas isso, mas a nuvem também incentiva a inovação. Ela ajuda a replicar mais rápido um processo de desenvolvimento e produção, o que facilita a pesquisa e a inovação sem atrapalhar a operação da empresa.

5. Aumento da segurança
Muito foi publicado sobre segurança na nuvem. Escolha o provedor de nuvem correto, e o ambiente do Cloud ERP será tão seguro quanto a implementação do ERP no local.
A segurança é ainda maior quando pensamos na recuperação de dados. Em sistemas ERP tradicionais, há sempre o risco de perder completamente os dados e não contar com uma rotina de backup eficiente e/ou adequado para o processo da empresa. O ERP na nuvem remove esse problema porque os sistemas têm redundância, o que significa que os dados são colocados em dois ou mais lugares.
Portanto, se algo for perdido de uma posição, os dados serão armazenados em outro local. Isso também é o que permite que você acesse seu sistema de qualquer dispositivo, e não somente daqueles conectados à rede da empresa.
A InterGATE integra seu ERP na nuvem com outras aplicações..
SAP Business One: etapas ao migrar para a nuvem
Agora que sabemos quais são as vantagens de migrar para a nuvem, vamos analisar as etapas para fazer a migração sem passar por problemas.
Verificando compatibilidade
Diferentes plataformas baseadas em nuvem suportam díspares versões de aplicativos SAP. Você precisa verificar antecipadamente se a sua solução é compatível com a nuvem proposta em relação ao sistema SAP, sistema operacional e software de banco de dados.
Escolhendo o tamanho certo
As plataformas de nuvem oferecem vários tamanhos de espaço de armazenamento. Para obter o tamanho exato de seu sistema migrado, você deve saber o número de usuários, bancos de dados e consumo de recursos necessários para cada sistema SAP ou pode simplesmente aplicar a utilização média (isso fornece o tamanho que você precisa no momento e a capacidade de crescer no futuro).

Escolhendo o local
Os servidores em nuvem podem estar localizados em qualquer parte do mundo (Europa, América do Norte, Ásia etc.). Escolha o local mais próximo e mais apropriado para o seu sistema migrar para a nuvem, levando em consideração os custos da rede de longa distância.
Escolhendo serviços
Também é necessário escolher o suporte adequado para o seu produto SAP. Existem três classes de serviço, sendo: serviço de entrada (um conjunto mínimo, recomendado para projetos isolados), serviço de desenvolvimento (suporta o aplicativo desde o início de seu desenvolvimento até o momento em que ele é transmitido) e serviço completo (um conjunto completo de suporte necessário para melhor gerenciamento do sistema).
Planejamento e orçamento
O próximo passo é determinar o que mover primeiro e qual estratégia seguir para tornar a migração o mais tranquila possível. Avalie todo o cenário do SAP e, com base nos dados obtidos, elabore seu orçamento.
Testando
Se suas soluções estiverem sendo executadas em sistemas operacionais ou bancos de dados indisponíveis em nuvens, elas deverão ser alteradas e testadas novamente. Este ponto é significativo, pois pode contribuir para o cronograma de migração e os custos finais.
Limpeza
Antes da migração, o sistema deve ser limpo de dados inconsistentes e corrompidos, arquivos ilegíveis e outros dados raramente usados. Eles podem ser arquivados e removidos. Isso simplificará a migração em grande medida.
Construir uma aplicação dessas e migrar para a nuvem pode demandar muito tempo, especialmente para PMEs. Contratar profissionais competentes, redesenhar o sistema, codificar e testar tudo exige um certo investimento pesado.
Contudo, essas etapas podem ser simplificadas com o uso de uma plataforma de migração. Ela cuidará de todas as configurações e fará o dimensionamento da sua aplicação.
FONTE: Site Sky.one