O que são metadados

Por Monica Nietsche em

Metadados são um conjunto de dados que fornecem informações sobre outros dados. Eles contextualizam outros dados com informações como a data e a forma com que foram coletados.

Tudo isso ajuda a encontrar, entender, usar e gerenciar os dados.

Embora os metadados forneçam informações contextuais exclusivas sobre um conjunto de dados, eles não fornecem, na verdade, conteúdo sobre eles.

Os metadados podem dizer quando uma mensagem foi enviada, mas não o texto real da mensagem.

Da mesma forma, eles podem dizer onde uma foto foi tirada, mas não mostram realmente a foto. (É claro que muitas informações valiosas ainda podem ser descobertas a partir dos metadados.)

Definição de metadados

A definição mais simples de metadados é a de dados sobre dados. Eles ajudam a resumir um conjunto de outros dados e podem incluir informações como:

  • Como eles foram criados, os meios.
  • Quando eles foram criados, a hora e a data.
  • Por que eles foram criados, a finalidade.
  • Quem os criou, o autor.
  • Onde eles foram criados, o local.
  • O tamanho deles, o tamanho do arquivo.

Exemplos

Exemplos no dia a dia incluem tags HTML que definem o layout e o design de um site, dados de registro de data e hora e localização em fotografias, o tamanho e o nome do arquivo e a data dos documentos atualizados no Microsoft Office ou no Google Docs.

A menos que você use um software de criptografia ou um provedor de e-mail anônimo para manter seus dados privados, cada e-mail que você envia ou recebe inclui metadados, inclusive seu endereço IP, a hora em que você o enviou e outras informações de autenticação.

Para ver alguns dos metadados de um e-mail na sua caixa de entrada do Gmail, abra o e-mail, clique em Mais (três pontos verticais) e selecione Mostrar original.

Há três tipos principais de metadados:

  • Os descritivos são informações de identificação do recurso. Exemplos de descritivos de um documento incluem o título e o nome do criador.
  • Os estruturais fornecem informações sobre como os elementos do recurso ou dos dados estão organizados e relacionados.
    Os estruturais de um vídeo do YouTube podem incluir as diferentes partes do vídeo, a ordem em que estão organizadas e onde os anúncios são exibidos.
  • Os administrativos são informações sobre a origem de um recurso, quem é o proprietário dos dados e quem pode acessá-los.
    Os administrativos de uma foto podem incluir o proprietário dos direitos autorais, o equipamento da câmera usado, a velocidade do obturador e a resolução da imagem.

Os metadados podem descrever recursos ou conjuntos de dados de muitas formas diferentes, não apenas em uma dessas três categorias.
Você pode até baixar seus dados do Google para ver como os metadados do Google estão organizados para seus arquivos, imagens e vídeos.

Gerenciamento

O gerenciamento de metadados refere-se à prática de integra-los em uma organização para torná-los mais acessíveis.
A integração de metadados precisa ser feita com cuidado, pois a privacidade pode estar em risco quando eles não são bem gerenciados.
Quando forem confidenciais não devem cair em mãos erradas ou serem compartilhados com as pessoas erradas. Sem o gerenciamento adequado, você pode enfrentar um dos seguintes desafios:

  • Perda de documentos ou arquivos sem informações cruciais.
  • Desatualização de metadados, se não forem verificados ou integrados regularmente.
  • Isolamento de metadados, impossibilitando a correlação entre conjuntos de dados importantes.
  • Confusão de versões, em que vários conjuntos de dados competem entre si.
  • Desconexão de dados e metadados, inutilizando ambos.
  • Ocultação de malware em metadados não verificados.

Exclua regularmente arquivos duplicados, documentos antigos ou mídias que não reconhece para garantir que nenhum código malicioso esteja escondido.
E quando se conectar à Internet, use uma VPN para criptografar seu tráfego e manter seus metadados privados.

FONTE: Avast
FONTE Imagem: Imagem de DC Studio no Freepik