Em breve! ConectorGATE – integração do ERP SAP B1 e Totvs Protheus
No primeiro quarter de 2020 a InterGATE lançará o ConectorGATE, um conjunto de APIs passivas, padronizadas e escaláveis para integração dos ERPs SAP Business One e Totvs Protheus com portais, aplicativos, sistemas ou plataformas IPaas.
Nos dias de hoje, onde o volume de dados e de sistemas conectados não cessa em crescer, é necessário inovar com seriedade para acompanhar o desenvolvimento e necessidades das empresas, do mercado e dos consumidores.
Com foco neste momento tecnológico que atravessamos, a InterGate vem ao mercado oferecer um produto de muita qualidade e inovação, visando conectar os principais ERPs utilizados no mercado PME com o mundo!
Nosso ConectorGATE, em todos os seus segmentos de aplicação, propõe uma estrutura única e um desenvolvimento padronizado e escalável, com base na experiência e expertise de um dos melhores developers para ERPs do mercado brasileiro.
Seu ERP exposto para o mundo!
Podemos considerar o ConectorGATE como uma “casca” para o núcleo central do ERP (Digital Core), expondo os dados e objetos do ERP para o mundo exterior. Através desta “camada externa”, acessível via chamadas HTTP REST para os serviços disponibilizados pela API passiva, é possível desenvolver portais ou apps que acessem os objetos do ERP, assim como é possível conectar o ERP com outros sistemas, plataformas ou iPass.
Podemos portanto dizer que o ConectorGATE é um produto de integração fracamente acoplado. Isto quer dizer que sua API estará construída e executando de modo separado do núcleo digital do ERP. Assim, torna-se mais rápido e mais fácil desenvolver, manter e expandir a API. Além disso, há um ótimo efeito colateral: como não há componentes de interface sendo executados no tempo de execução dos serviços da API, a dependência do próprio Core fica diminuída.
A comunicação externa com a API se dará através do consumo de serviços HTTP REST Plain, através de métodos padrão HTTP (GET, POST, …), de modo síncrono e utilizando parâmetros de URL e/ou estruturas de dados (contente-type) JSON (quando aplicável). Todas as requisições para a API devem utilizar cabeçalhos do tipo BASIC AUTHORIZATION.
A conexão da API do ConectorGATE com o ERP ocorre usando ferramentas oficiais de cada ERP:
- SAP Business One: é usado o SAP B1 Integration Framework (B1If), e todas as transações são via DI-API (SQL) ou Service Layer (HANA)
- TOTVS Protheus: é usado um appserver REST dedicado,
e todas as transações são via MsExecAuto
Segmentos do ConectorGATE
O produto ConectorGATE é um conjunto de APIs passivas agrupadas por segmento, contendo todos os serviços necessários para a conexão e integração com sistemas e plataformas especialistas de cada segmento. Cada conector definido possui roadmap de expansão planejado, e desta forma os conectores gradualmente serão expandidos com o objetivo de atender todas as operações CRUD envolvidas em cada segmento.
A InterGate pretende concluir os protótipos desenvolvidos em 2019 e lançar em Q1 de 2020 quatro (4) conectores:
- salesAPI: API passiva para integração do ERP com plataformas de e-commerce
- crmAPI : API passiva para integração do ERP com Apps e sistemas de CRM
- mesAPI : API passiva para integração do ERP com aplicações de chão de fábrica
- wmsAPI : API passiva para integração do ERP com aplicações de logística
Abaixo um resumo do roadmap previsto para o ConectorGate para 2020:
Conceito do ConectorGATE
As nossas APIs possuem controle de acesso e de utilização dos serviços, que estará bem definido em nossos planos comerciais (mensais), serão algumas opções para atender a necessidade de cada empresa.
Para o desenvolvimento das conexões com a API, o ConectorGATE se baseia preferencialemente nos padrões Postman. Assim, clientes e suas equipes de TI contarão com uma documentação online, padronizada e atualizada de cada API, collections e environments Postman e suporte helpdesk para a utilização da API via Postman.
Recursos e Diferenciais do ConectorGATE:
- Multi ERP: SAP Business One e TOTVS Protheus
- Multi database: SAP Business One (SQL e HANA), TOTVS Protheus (SQL e Oracle)
- Solução fracamente acoplada
- Expansão contínua de serviços (roadmap)
- Portal de Monitoramento de utilização da API e de transações no ERP
- Personalizável via mapeamento de campos de usuário
- Controle de acesso
- Desenvolvimento padronizado e escalável, com utilização de microserviços e melhores práticas para APIs (paginação, consulta incremental, nomenclatura camelCase, etc) e para ERPs (DI-API, SL, MsExecAuto, etc)
Quanto custa?
A contratação de uma API do ConectorGATE envolve basicamente dois valores: Setup (valor fixo e único) e Mensalidade (SaaS).
Setup: valor fixo, único e reduzido por conector. Envolve: instalação do conector, configuração, documentação e treinamento EAD e teste unitários via Postman.
Mensalidade (SaaS): valor fixo, mensal e reduzido por conector. Planos Básico, Avançado e Prime. Envolve: uso da API (x acessos/mês), Portal de Monitoramento, Tratamento de erros, atualização/roadmap da API, x horas de helpdesk.
O que mais fazemos?
Somos especialistas em gestão empresarial, gestão por processos, desenvolvimento, ERPs SAP Business One e TOTVS Protheus, ecossistemas de integração e automação. Além dos conectores “out-of-box” do ConectorGATE, temos capacidade e conhecido para qualquer desenvolvimento que se fizer necessário, em praticamente qualquer segmento de negócio, e para sustentação full de ambientes de integração.
RPA (robôs): caso o outro sistema envolvido seja também uma API passiva, ou tenha-se cenário onde a integração será via arquivo ou database ou outro método, será necessária a utilização de um RPA (robô) para de tempos em tempos, ou por evento, efetivar a conexão entre os sistemas. A Intergate desenvolve RPAs sob demanda, visando a conexão entre o ConectorGate e o sistema/plataforma envolvido, conforme regras de negócio definidas no BBP do projeto.
APIs/Integrações sob demanda: caso as APIs do ConectorGATE não supram as necessidades de seu negócio, podemos desenvolver APIs personalizadas, mescladas ou não com as APIs do ConectorGATE. Também desenvolvemos sob demanda e usando a mesma plataforma, integrações e automações de processos pontuais e personalizadas.
Sustentação: temos pacotes de sustentação de ambientes de integração (em especial SAP B1If), Básico e Avançado, para atender empresas cujo pacote de mensalidade do ConectorGATE não seja suficiente, ou mesmo para empresas que não utilizam o ConectorGATE. Os pacotes de sustentação envolvem um valor mensal, suprindo atividades de monitoramento do ambiente, tratamento de erros, horas de helpdesk e desenvolvimentos pontuais e sob demanda.
Saiba mais sobre o ConectorGATE