Porque o RPA pode mudar sua empresa

Por Monica Nietsche em

No atual cenário de transformação digital e aceleração dos processos de mudança de negócios, a adoção de RPA- Robotic Process Automation surge como solução para as empresas conseguirem mais agilidade no time de marketing, na produtividade dos funcionários, na redução de custos, na adoção de novos modelos empresariais, para atender a nova demanda ocasionada pelas mudanças nas relações de negócios e no comportamento do consumidor.

O Gartner prevê que a receita global do mercado de RPA – Robotic Process Automation (software para automação robótica de processos) deverá atingir a marca de US$ 1,89 bilhão em 2021, número que representa um aumento de 19,5% em relação a 2020. Segundo o Gartner. RPA ainda deve crescer em taxas de dois dígitos até 2024.

Nesse contexto, o RPA apresenta vantagens competitivas para as empresas, potencializadas ao se combinar com uso de Inteligência Artificial, Machine Learning, Business Intelligence, a Hiperautomação.

Com ela, os líderes de negócios, de inovação, de tecnologia e gestores, podem desenvolver as melhores estruturas para todos os tipos de processos, como recursos, humanos, finanças, desenvolvimento, produção, etc, sem intervenção humana, contribuindo com o aumento desempenho de uma corporação.

RPA permite que cada profissional seja alocado para desempenhar funções muito mais estratégicas e táticas, uma vez que, ao implementar o RPA, é possível automatizar inúmeras tarefas através das funções do software.

Porque o RPA pode mudar sua empresa

Impactos do uso do RPA

Economia de tempo

Colocar em produção processos e atividades repetitivas, liberando o colaborador para execução de tarefas que tenham maior valor agregado e mais lucrativas.

Os colaboradores podem ser mais bem aproveitados e a equipe pode se dedicar a atividades que necessitam de atenção humana. Uma tarefa automatizada com um robô pode realizar tarefas de 3 a 5 vezes mais rápido que uma pessoa.

Com isso também pode produzir mais resultados no mesmo tempo de trabalho. De acordo com um estudo realizado pela Accenture, a aplicação de RPA pode reduzir em até 80% o tempo dedicado pela organização na realização de atividades que antes eram executadas manualmente.

Além disso, o robô pode executar estas tarefas operacionais sem interrupção enquanto houver trabalho para ser feito, trabalhando 24 horas por dia todos os dias da semana.

Melhor estruturação de processos

Ao padronizar os processos da empresa, é possível mensurar os resultados de forma mais assertiva, eliminar gargalos, evitar erros de digitação e retrabalho. O robô é treinado para realizar o trabalho repetitivo exatamente como uma pessoa faria, usando as mesmas telas que a pessoa usaria. A programação do robô é mais simples e se baseia em mapear os passos e definir as regras que ele deve seguir.

Qualidade de dados  

Com o RPA, é possível obter mais confiabilidade na gestão e gravação de dados que entram no sistema, extrair informações para utilizá-las nas operações, facilitando a tomada de decisão com base em dados confiáveis.

Mensuração de resultados

Com os dados armazenados e demais informações obtidas através do sistema, ainda é possível criar relatórios em tempo real sobre o desempenho de alguma atividade e também da corporação, permitindo uma visão de possíveis riscos operacionais e financeiros. Quando os processos são automatizados, a empresa passa a ver rapidamente os benefícios conseguidos.  

Melhor aproveitamento dos colaboradores 

Ele permite realocar as atividades dos colaboradores, empregando-os em atividades estratégicas para a organização.

Escalabilidade 

Em processos realizados manualmente, a única forma de ganho de escalabilidade em caso de aumento de demanda é contratar mais recursos humanos, treiná-los e adicioná-los à força de trabalho da empresa ?

Sejam profissionais terceiros ou internos. Quando se adota a automatização, torna-se fácil ajustar o número de robôs que executam o trabalho para mais ou menos recursos rapidamente de acordo com a necessidade da demanda.

Além disso, um robô executor de tarefas pode executar múltiplas tarefas em sequência. Assim, quando não houver mais trabalho de um determinado tipo para realizar, ele pode assumir outro papel, realizando um trabalho totalmente diferente.

Esta escalabilidade é possível com a adoção de Bot Farms, ou fazendas de robôs, onde diversos robôs são alocados para executar as atividades manuais, com um controle de fila de trabalho centralizada.

Para manter os padrões, a criação do CoE (Centro de Excelência) garante a qualidade no processo de desenvolvimento de automação robótica, evitando ruídos de comunicação e mantermos uma boa performance do time de desenvolvimento.

Compliance 

Os robôs baseiam todo o seu trabalho na execução de scripts que determinam a ordem e os passos a serem realizados. Isto garante que qualquer robô executor realizará o trabalho seguindo rigidamente os padrões, normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas.

Nós da Intergate, somos especialistas em projetos de integração para os ERPs SAP Business One e Totvs Protheus usando RPAs e APIs.

O nosso conector de Integrações, foi desenvolvido para rapidamente conectar sistemas e automatizar seus processos, de vendas, produção, financeiro e compras.

QUER INTEGRAR SEU ERP COM OUTROS SISTEMAS? FALE CONOSCO

FONTE: Blog TIinside