Integration Framework para SAP Business One (B1if)

Por Rafael Ogeda em

O significado e a importância da integração, por que a integração é necessária?

Em uma vida de negócios diária, o tema da integração desempenha um papel cada vez mais importante. A integração afeta muitas áreas de uma empresa, como cooperação de negócios, integração de funcionários de outros países, conexão de unidades de negócios e um aspecto muito importante é a integração de diferentes sistemas de software e componentes que melhor aprimoram os processos de sua empresa.

Especialmente em tempos de digitalização, as empresas enfrentam cada vez mais o desafio de conectar diferentes componentes de software, como sistemas diferentes, aplicativos móveis, integração de sensores e outras tecnologias, para se tornar uma empresa mais automatizada, inteligente e conectada.


Que tipos de interfaces estão disponíveis no SAP Business One para troca de dados?

O SAP Business One é um sistema ERP muito aberto e flexível que oferece várias possibilidades de troca de dados entre os limites do sistema.

Para troca de dados no SAP Business One, essas duas interfaces, chamadas de Application Programming Interfaces (APIs), estão presentes no sistema:

  • Tecnologia SAP HANA Service Layer API 
    API de última geração  para o negócio digial,  permitindo que você crie aplicativos móveis leves consumindo dados e serviços do SAP Business One usando protocolos de núcleo aberto, como HTTP e ODATA. 
    Essa tecnologia está disponível apenas para o SAP Business One, versão para SAP HANA.
  • API DI do SAP Business One 
    A DI API contém objetos e métodos que permitem aos desenvolvedores ler, gravar, atualizar e remover objetos de dados no nível do banco de dados. 
    Essa DI API está disponível para o SAP Business One no MS SQL também.

Ambas as APIs, a SAP HANA Service Layer e a DI API podem ser usadas para troca de dados em ambas as versões do Integration Framework, versão 1.x e versão 2.0.


Troca de Dados e Conexão do Sistema Externo em Geral

O Integration Framework do SAP Business One é uma solução Java acessível via navegador da Web para projetar fluxos de integração para troca de dados entre diferentes sistemas.

Em contraste com a integração clássica de componentes de software por meio de desenvolvimento interno e uso direto das APIs existentes, vários componentes / serviços já existem no Integration Framework que simplificam as tarefas de integração, como serviços de integração, diferentes adaptadores, balanceamento de carga e funções de segurança., controle de fluxo de mensagens e monitoramento, tratamento de erros, fácil ajuste quando as APIs mudam, um gerenciamento de processos de negócios leve e muito mais.

O Integration Framework do SAP Business One é parte integrante do SAP Business One e pode ser usada em todas as instalações de clientes, independentemente da instalação, no local ou na nuvem.


Qual é o quadro de integração em geral e por que usá-lo?

O Integration Framework fornece uma infra-estrutura que permite a comunicação e interação entre aplicativos de software, como o SAP Business One, outras soluções SAP e sistemas não-SAP; se eles são aplicativos em nuvem ou aplicativos locais. Em contraste com o desenvolvimento das interfaces de programação de aplicativos (APIs) clássicas para troca de dados, o desenvolvimento dentro daoIntegration Framework ocorre apenas em espaços dedicados, chamados átomos.

O propósito do Integration Framework é fornecer mapeamento de dados e transformar informações para os aplicativos de software envolvidos. Isso significa que as definições são fornecidas para sistemas emissores e receptores, o mapeamento de dados e seus valores, quais dados devem ser transformados e trocados, os intervalos de tempo especificados ou solicitações para quando a troca de dados deve ocorrer e muito mais.

Todas as definições para a troca de dados são salvas no Integration Framework em um objeto ou formulário conhecido como cenário .

O Integration Framework fornece a possibilidade de criar cenários personalizados específicos. No entanto, já estão disponíveis cenários prontos para execução, que podem ser alterados ou adaptados para atender às necessidades específicas do cliente. Alguns desses cenários padrão ampliam os vários processos padrão no SAP Business One, como solicitação de cotação, conexão com o SAP Hybris ou o SAP Ariba. Outros cenários cobrem requisitos legais, como faturas eletrônicas para diferentes localizações, e assim por diante.

O uso do Integration Framework tem várias vantagens.


Qual é o benefício do Integration Framework?

  • Adaptação rápida em caso de mudanças 
    Vamos supor que um cenário seja criado para troca de dados e sincronização com outros sistemas. Pode ser possível que mudanças aconteçam, por exemplo, novos campos estão disponíveis e devem ser considerados. Esses novos campos podem ser incorporados ao mapeamento ou excluídos, se necessário. Além disso, as alterações de versão do SAP Business One geralmente não afetam os cenários de integração já criados.
  • Liberar uso independente 
    Um único cenário pode ser criado para trocar e sincronizar dados em vários bancos de dados da empresa SAP Business One. Esse cenário único pode ser usado para as diferentes versões de lançamento do SAP Business One. 
    Vamos supor que em uma nova versão novos campos estejam disponíveis. O cenário existente pode ser atualizado usando esses novos campos. O mesmo cenário ainda pode ser usado para as versões mais antigas, apesar de não ter os campos disponíveis. Além disso, as diferentes versões de liberação do SAP Business One estão disponíveis para seleção e uso na estrutura de integração.
  • Reutilização de cenários 
    Outro benefício do Integration Framework é a reutilização de componentes existentes. 
    Vamos supor que um cenário para trocar e sincronizar dados entre dois bancos de dados seja criado. Não é necessário criar um novo cenário ao adicionar um novo banco de dados com requisitos de integração semelhantes. O cenário existente pode ser aprimorado ou usado como um cenário de modelo.


Quais versões estão disponíveis para o Integration Framework?

Integration Framework Versão 1.x
A versão padrão atual do Integration Framework do SAP Business One é a versão 1.x, também chamada de modelo de programação 1. Essa é a versão padrão para instalações do SAP Business One, que normalmente é executada no local no lado do cliente.

Integration Framework Versão 2.0
Uma nova abordagem alternativa para a criação de cenários de integração foi adicionada ao SAP Business One 9.3 PL04. É chamado de Integration Framework 2.0 para o SAP Business One e oferece possibilidades de executar o conteúdo de integração para vários clientes na nuvem.

O modelo reside na parte superior da plataforma de integração, oferece um Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) para o desenvolvimento de cenários e usa os recursos da plataforma com uma abordagem de nível inferior ao modelo da estrutura de integração 1.x. O Integration Framework 2.0 é executado diretamente na plataforma de integração. Para acessar o Integration Framework 2.0, é necessário chamar um URL diferente.

Ambas as versões do Integration Framework 1.x e 2.0 são independentes e os pacotes de integração podem ser executados simultaneamente sem conflitos de tempo de execução. Ambas as versões do Integration Framework compartilham o mesmo SLD.


Soluções baseadas no Integration Framework do SAP Business One

Além dos cenários padrão mencionados acima, existem soluções adicionais baseadas no Integration Framework, que estão aprimorando o escopo do SAP Business One:

Solução: Integração Entre Empresas para SAP Business One
A integração entre empresas associadas que executam o SAP Business One permite que as empresas gerenciem transações em múltiplos sistemas SAP Business One através da replicação automática de dados mestre, transações comerciais, lançamentos entre empresas do grupo e fornecendo relatórios entre empresas. bem como recursos de colaboração.

Solução: Integração SAP Business One para SAP NetWeaver A
integração subsidiária com a matriz é a solução utilizada para integrar o SAP Business One em funcionamento nas subsidiárias com o SAP Business Suite e o SAP Business Warehouse na sede ou no SAP Business One utilizado como sistema central na matriz.


Gerenciamento de Processos de Negócios

O Business Process Management (BPM) faz parte do Integration Framework e o objetivo é projetar, modelar e automatizar processos de negócios.

O Business Process Management orquestra diferentes cenários de integração, adicionando tarefas automatizadas ou ações humanas. Por exemplo, um processo precisa esperar até que determinadas informações sejam fornecidas ou após o término de um período de tempo definido.



FONTE: Blog SAP