Qual o impacto da análise de dados em tempo real para os negócios?

Por Cristiano Heinzen em

dados em tempo real

Estudo encomendado pela Intersystems junto à IDC conclui que a descontinuidade dos dados ou a qualidade da conexão exerce influência direta sobre os resultados dos negócios.

O levantamento revelou que organizações que utilizam tecnologias de extração, transferência e armazenamento (ETL, na sigla em inglês), e Captura de Dados Modificados (CDC, na sigla em inglês), estão lutando para acompanhar a demanda atual de análise de dados em tempo real, afetando negativamente as oportunidades de negócios e eficiência.

O estudo destaca ainda a crescente necessidade por uma análise de dados em tempo real confiável nas organizações empresariais.

  • 75% dos entrevistados que acreditam ter perdido oportunidades de negócios por conta de dados atrasados e
  • 27% alegaram que isto afeta negativamente a produtividade e a agilidade dentro das empresas.
  • 54% dos entrevistados indicando limites de eficiência operacional.

Dados tardios atrasam o ritmo do negócio.

Olhando para onde os dados estão perdendo relevância, a pesquisa revelou que dois terços dos dados transmitidos via ETL estavam, ao menos, cinco dias atrasados em relação ao tempo que chegou à um banco analítico.

Quando se trata do sistema CDC, uma tecnologia de replicação de dados em tempo real, o estudo revela que demora, em média, 10 minutos ou mais para mover aproximadamente 65% dos dados para a análise do banco de dados.

Isso se mostra problemático para a maioria das organizações, já que tomar decisões baseadas em dados em tempo real requerem a capacidade de combinar consultas analíticas, para transações em tempo real.

A pesquisa também descobriu que as organizações consideram importantes todos os novos tipos de dados, tornando mais alarmante o fato de que eles não estejam encontrando o caminho para os bancos de dados analíticos, onde possam impactar o negócio de forma mais imediata.

De fato, dados relacionais, IoT, transmissão de dados de fontes externas, dados de sensores, gráficos, valores-chave, vídeo/áudio/imagem, objeto, documentos JSON e dados geoespaciais, foram todos considerados “muito importantes” pelas 502 organizações consultadas em diversos países, como Austrália, Brasil, China, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.

 SAP HANA

SAP HANA como solução para dados em tempo real

O SAP HANA Cloud Platform é baseado no banco de dados SAP HANA in-memory e padrões abertos – condições ideais, em outras palavras, para superar os desafios complexos e diversos da economia digital com uma infraestrutura de TI e arquitetura de aplicação que é, na medida do possível, simples, segura e padronizada. O mesmo ocorre nos sistemas front-end e back-end.

A abordagem da plataforma garante que as ampliações e novos aprimoramentos no SAP HANA Cloud Platform estejam harmonizados com as aplicações existentes e futuras da SAP, tanto quanto possível. Além disso, ela permite que clientes tirem proveito dos vários benefícios da tecnologia SAP HANA – a capacidade de processar enormes volumes de dados em tempo real, análise preditiva ou mineração de texto.

O PaaS (Plataforma como serviço) está disponível nos centros de dados da SAP ao redor do mundo, o que significa que os clientes podem escolher onde desejam hospedar suas soluções.

Resumindo, o SAP HANA Cloud Platform torna possível que os clientes SAP implementem soluções individuais que atendam a seus requisitos específicos de uma maneira eficiente e produtiva.

Sempre atual!

São Paulo, 12 de dezembro de 2016 – A SAP anuncia a SAP HANA 2, a mais nova geração da plataforma de computação em memória, otimizada para o desenvolvimento de inovações tecnológicas. A solução vai expandir o escopo da versão original para facilitar a jornada das organizações para a transformação digital. A empresa vai colocar à disposição dos assinantes os novos micros serviços SAP HANA, cuja finalidade será incentivar o desenvolvimento de inovações por meio de percepções mais profundas sobre aplicações modernas.

A plataforma SAP HANA 2, para processamento de dados em tempo real, começará a ser oferecida por meio de uma Edição Expressa para organizações que desejem ativar imediatamente novos projetos de desenvolvimento. Como plataforma de inovação, a SAP HANA 2 contará com complementos tecnológicos duas vezes ao ano a fim de garantir agilidade contínua ao desenvolvimento da Tecnologia da Informação.

“A SAP HANA 2 representa a prolongação das inovações tecnológicas desenvolvidas pela SAP para permitir que as organizações assimilem as variáveis inerentes ao negócio digital”,

Destaca Carl Olofson, vice-presidente de pesquisa do IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação.

“Além disso, espera-se que os novos micros serviços na nuvem da SAP HANA 2, acessíveis via SAP Hybris as a Service, aumentem o volume de inovações em aplicativos baseados em conhecimento, proporcionando grandes vantagens competitivas aos clientes da SAP”.


Fonte: TI INSIDE, 

SAP NEWS – A transformação digital ficou fácil,

SAP NEWS – SAP lança nova geração da plataforma HANA