Qual é o melhor ERP de Manufatura?

As empresas de software ERP frequentemente tropeçam em si mesmas, para alegar que possuem o melhor software de manufatura. A questão é: como você define “O melhor ERP de manufatura ”?
Então, qual software ERP de manufatura é realmente o melhor para sua empresa? Para responder a esta pergunta, você deve ser mais específico em sua pesquisa. Para encontrar o melhor software ERP para uma empresa de manufatura, há três perguntas que você deve fazer:
1. Qual é o tamanho da sua empresa de manufatura? Um fabricante global com locais em vários países exigiria uma solução diferente de um pequeno fabricante local.
2. Em que sub-indústria de manufatura você está? Alguns softwares ERP podem lidar apenas com manufatura simples, outros são melhores em manufatura de processos.
3. Qual é o orçamento que você está considerando? Um guia aproximado para isso é cerca de 1% de sua receita geral ou 20% de seu lucro – o que for menor. Esta é uma boa estimativa para todo o orçamento de sua implementação de ERP, cobrindo o custo da licença (ou assinatura por 5 anos), hardware ou hospedagem, serviços de consultoria, mão de obra interna para implantação.
Um software ERP sólido para manufatura, cobre no mínimo, as seguintes funcionalidades:
Dados mestre, centros de trabalho e roteamento Cálculo do custo do produto Planejamento de Requisitos de Material (MRP) e planejamento baseado no consumo (CBP) opções para otimizar seu inventário
Capacidade de gerenciar verificações de qualidade antes, durante e depois da produção. Integração ao software MES, aos sensores e outros dados da máquina para apoiar a automação de manufatura da Indústria 4.0
Você também pode precisar gerenciar números de série Se você é uma empresa de manufatura de processos, seu software ERP também precisa gerenciar Gestão de receitas Gerenciamento de lote, rastreabilidade Gestão da Qualidade

Depois de determinar seu orçamento e a complexidade desejada necessária, você ainda terá diferentes opções para escolher. Para encontrar “seu” melhor software ERP de manufatura, convém selecionar duas empresas de software que se encaixam em seu orçamento com base na pesquisa inicial.
Para fazer isso, não pense apenas em seus requisitos atuais. Tenha uma visão mais ampla e considere seus planos de crescimento para os próximos cinco anos.
A implementação de uma solução ERP é um investimento considerável de seu dinheiro e do tempo de seus funcionários. Você precisa mapear processos de negócios, migrar dados mestre, potencialmente revisar seu plano de contas, identificar novos processos e treinar sua equipe.
A implementação de um software ERP para uma empresa de manufatura pode levar de 3 a 12 meses e, durante esse tempo, suas operações diárias também precisam continuar. Isso torna a seleção do melhor software de manufatura ERP para sua empresa um processo muito importante.
E o que é “melhor” para você pode não ser a situação ideal para seu vizinho em um ambiente de fabricação semelhante. Como um passo inicial Selecione o software ERP que está aproximadamente dentro do seu orçamento:
Em caso de dúvida, selecione um produto que possa precisar de um orçamento um pouco mais alto – você pode negociar e um software ERP com recursos de que pode não precisar inicialmente, em oposição a uma solução ERP que você supera em poucos anos.
Portanto, é importante que o software que você escolher, esteja disponível por muitos anos e possa ser implantado com sucesso em outros países se você expandir para o exterior.
Certifique-se de ter suporte de consultoria local suficiente: Embora o software em si possa ser fantástico, você precisará de consultores para ajudá-lo a implementar o software e adaptá-lo aos seus requisitos específicos de negócios.
Além disso, se os consultores não atenderem às suas expectativas, você deve ter a capacidade de mudar para uma implementação ou parceiro de suporte diferente.
Portanto, você gostaria de selecionar um software ERP de manufatura que tenha várias firmas de consultoria independentes com consultores treinados para implementar e oferecer suporte ao seu software ERP em seu país.
Considere a extensibilidade: Você pode não precisar de um software sofisticado de gerenciamento de qualidade inicialmente, mas pode querer isso no futuro.
Você também pode não estar pronto para ter sensores e máquinas de produção automáticas hoje, mas pode querer investir em automação no chão de fábrica e na Indústria 4.0 amanhã.
Você deseja que o software ERP da sua empresa de manufatura já tenha essa funcionalidade incorporada (mesmo que você não queira implantá-la inicialmente) ou permita uma extensão fácil no futuro.
Depois de selecionar seus 3 principais softwares ERP de manufatura, você pode entrar em um processo de seleção mais detalhado. Para um processo de seleção detalhado, não se deixe seduzir por painéis sofisticados e aplicativos móveis de ótima aparência, que às vezes encobrem a funcionalidade ausente.
Para encontrar o melhor software ERP para o seu negócio de manufatura, você desejará fazer um mini-protótipo e uma demonstração bastante detalhada para garantir que o software possa atender aos seus requisitos de negócios.

O que você DEVE fazer:
1. Obtenha uma demonstração inicial para ter uma visão geral do software e avaliar “o quadro geral”. Você gostaria de verificar se o fornecedor entende o seu setor e tem experiência com empresas semelhantes.
Você também deseja garantir o software ERP: Já existe há muitos anos. Implementado de forma ideal globalmente. Existe suporte suficiente localmente. Existem referências em potencial com as quais você pode conversar.
2. Prepare os dados para uma demonstração detalhada. Você pode querer ter um exemplo de processo de manufatura descrito, Routing, Process para dar aos seus fornecedores pré-selecionados.
Com isso, você pode ter uma demonstração de produto que replica seu processo de fabricação atual e deve fornecer uma compreensão muito clara de como o software ERP funcionará em seu ambiente específico, uma vez implementado.
Isso também deve dar a você a oportunidade de conhecer os consultores que realmente irão ajudá-lo na implementação. Além disso, também é uma consideração importante em seu processo de seleção.
Em seguida, você terá um bom entendimento de qual software pré-selecionado é o seu favorito – com base na equipe que você conheceu e na funcionalidade disponível.
Agora você pode obter uma proposta detalhada, que deve incluir: Os módulos e a funcionalidade incluídos na licença do software que você está comprando.
Uma descrição clara “dentro do escopo” e “fora do escopo” para os serviços que serão fornecidos Pode ser necessário que você analise o fornecedor selecionado com a proposta, certifique-se de compreender todas as cláusulas e de estar confortável com o escopo do trabalho proposto.
Não tente resolver todos os seus problemas de fabricação de uma vez. Você sempre pode estender mais tarde, implantar funcionalidade adicional ou desenvolver mais automação à medida que avança. Quando estiver confortável, você estará pronto para iniciar o projeto.
Confira SAP Business One.
FONTE: Axxis Consulting
A Intergate é revenda SAP Business One. Fale com a Gente !