Integração de ERP e WMS
Cada dia aumenta mais o uso de integração de ERP com WMS na logística. Essas duas soluções tecnológicas, quando usadas de maneira integrada e estratégica, podem gerar uma série de vantagens de gestão que potencializam resultados.
O que é ERP?
Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) destina-se ao gerenciamento integrado de todos os processos e operações da empresa em uma única plataforma.
Os aplicativos de ERP são populares por sua capacidade de reunir pessoas, know-how, componentes de software e hardware e disponibilizá-los para toda a organização e por sua contribuição no alcance de objetivos específicos e gerais da empresa.
Um sistema ERP também se caracteriza por ser composto por módulos projetados para diversas áreas funcionais específicas, incluindo vendas, compras, manufatura, finanças, contabilidade e outras, com a diferença de que eles estão totalmente integrados e acessam um banco de dados compartilhado.
O que é WMS?
Um sistema de WMS (Warehouse Management System) é um componente da cadeia de suprimentos cuja função é controlar o movimento de mercadorias dentro do depósito.
As soluções WMS automatizam e otimizam as atividades de recebimento, armazenamento, coleta e envio de mercadorias, fornecendo permanentemente informações em tempo real sobre os estoques e o status do espaço de armazém. Além de tudo isso, um bom WMS é capaz de cobrir as atividades de embalagem, estoque ou reabastecimento.
Em linhas gerais, as empresas implementam soluções de WMS em suas estratégias de logísticas por conta desses benefícios:
- ajuda a otimizar o inventário;
- aumenta a precisão do processo de picking;
- facilita os processos de estoque;
- permite a rastreabilidade de lotes;
- reduz significativamente o tempo dedicado ao manuseio de mercadorias;
- oferece informações em tempo real com relação ao estoque de mercadorias;
- contribui para aumentar a produtividade dos funcionários;
- novas contratações se integram mais rapidamente;
- elimina o risco envolvido pela rotatividade de pessoal;
- fornece maior visibilidade sobre todas as atividades no armazém.
Qual a importância da integração de ERP e WMS na logística?
Integrar ERP e WMS na logística é uma excelente escolha, pois atuando de maneira conjunta essas duas soluções oferecem uma série de benefícios de gestão. Confira, a seguir, um detalhamento das principais vantagens.
Clareza nas operações da cadeia de suprimentos
Quando se trata de distribuição, a clareza e a percepção da cadeia de suprimentos e dos canais de distribuição estão diretamente ligadas ao seu sucesso. Muitos distribuidores atacadistas têm conflito direto com a clareza da cadeia de suprimentos, o que pode afetar uma margem de lucro já confortável.
Assim, com ERP e WMS integrados na logística, é possível automatizar processos e melhorar a visibilidade para empreender operações mais suaves e redes de distribuição transparentes.
Facilidade para o controle de depósitos
A administração de depósito envolve o recebimento, o armazenamento e o movimento do estoque para os depósitos ou para o cliente. Em alguns casos, é preciso gerenciar o inventário em vários depósitos, inclusive em regiões diferentes.
Os sistemas de gerenciamento de armazém podem ajudar a otimizar tarefas importantes envolvidas, como recebimento, separação, cross-docking, rotulagem de conformidade, contagens de inventário físico e expedição. Essa capacidade afeta bastante a eficiência, permitindo que os gestores visualizem interrupções na cadeia de fornecimento, como gargalos, e melhore a confiabilidade do prazo de entrega.
Redução de custos e ganho de produtividade
Ter um sistema automatizado de gerenciamento de armazém integrado ao ERP não apenas economiza dinheiro reduzindo os custos de papel, mas também fornece avaliação no local à medida que cada etapa ocorre.
Como resultado, você não precisará mais fazer com que os funcionários façam uma contagem de estoque. Tudo pode ser automatizado com tags RFID e coletores de dados, por exemplo.
Ganho de competitividade administrativa
A integração de ERP e WMS na logística também ajuda a eliminar a preocupação com a precisão dos dados. Depois de inserir as informações em um sistema, o outro é atualizado automaticamente, eliminando a principal fonte de erros.
A integração desses dois sistemas permite que os gestores fiquem por dentro de tudo (recebimentos, picking, reabastecimento, pedidos, devoluções de fornecedores e relatórios de contagens físicas e de ciclo etc.). Ter essas informações em tempo real aumenta a eficiência logística e da empresa como um todo, pois fornece as respostas para as indagações administrativas.
FONTE: Blog Compex