Integração de ERP com APIs- Parte 2
Quais as vantagens da integração de ERP com APIs?
O principal objetivo de um ERP é automatizar os processos do negócio para tornar as operações mais eficientes e fornecer maior visibilidade do que ocorre na empresa. Mas para alcançar esses benefícios, a empresa precisa integrar o ERP com seus outros sistemas.
Isso pode ser difícil por causa da idade dos sistemas, sua arquitetura e da necessidade de integrar novos aplicativos no ERP original.
Integração de múltiplos sistemas
A maior parte das empresas tem a tendência de instalar módulos do mesmo fornecedor de ERP no começo da implementação dessa solução. Mas, ao longo do processo, os requisitos operacionais se expandem, os relacionamentos mudam e as companhias acabam adquirindo módulos adicionais de outros fornecedores.
Com isso, não basta mudar a integração existente com outros aplicativos, mas o sistema precisa dar suporte à transformação de dados para vários formatos adicionais de arquivos.
Quando a arquitetura de TI é muito estreita, pode ficar caro e demorado adaptá-la na hora dessas mudanças. Já a integração com APIs permite que a comunicação entre módulos e programas transcorra de forma suave o tempo todo.
Informação em tempo real
Tradicionalmente, os processos de integração dos ERPs eram escritos por um processo “batch oriented”, ou seja, orientado em lotes. Isso quer dizer que um grande número de tarefas era executado por vez, sem interação humana entre cada operação. Essa estratégia funcionava bem quando a meta era atender a integrações “voltadas para dentro”, ou seja, unificar informações para uso interno da empresa.
Hoje, porém, cresce a necessidade de fornecer dados para fora. Inclusive, alguns sistemas, como portais na web e aplicativos de celular, pedem informação em tempo real. Essa demanda não pode ser atendida pelas implementações de ERP tradicionais, o que requer integração com APIs novas.
Paradigma da integração
Com a expansão dos programas do tipo SaaS (software como serviço) e dos aplicativos móveis, as empresas precisam também integrar-se a sistemas externos que incluam aplicações baseadas na nuvem e plataformas móveis que utilizem protocolos mais novos e em constante evolução. Isso torna estratégico escolher uma abordagem em integração atualizada com esses protocolos e que acompanhe a evolução dessas tecnologias.
A InterGATE é especialista em Integrações…fale conosco..
Otimização de tempo
A integração maximiza os benefícios do ERP em produtividade. Menos tempo será perdido tentando fazer um programa conversar com outro ou tentando traduzir um arquivo .csv para ser refeito em tabela. O processo de integração das APIs em si também pode ser bastante rápido.
Um Enterprise Service Bus (ESB), por exemplo, pode acomodar novos aplicativos facilmente. Sempre que um novo aplicativo estiver pronto, a equipe de TI pode incorporá-lo à infraestrutura existente. ESBs usam componentes individuais, de forma que o processo fica escalável e distribuível, garantindo alta confiabilidade. Finalmente, seu design modular permite adoção incremental conforme cresce a disponibilidade de recursos.
Mais segurança nos processos
Como as APIs atuam “nos bastidores”, é fácil ignorar suas capacidades. Mas elas agem em tarefas como:
- autorização de servidor;
- serviços de item (checar quantidade e disponibilidade);
- preços de item (identificar preço, conferir unidade de medida, etc.);
- serviços de imagem (localizar imagem ou thumbnail, definir imagem);
- rastreador de modificações;
- impressão de formulários (documentos, pacote, ordem de compra, DANFe, etc.)
Por que investir em integração de ERP com APIs?
Ao integrar as APIs com o ERP automaticamente, a empresa pode:
- investir em ações personalizadas para aplicações de cloud computing;
- aumentar sua mobilidade;
- reduzir os esforços de programação;
- adaptar-se ao advento da Internet das Coisas (IoT) e à Indústria 4.0.
Saber o que é API de integração pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Com esse tipo de ferramenta, é possível aumentar a produtividade, reduzir erros, integrar múltiplos sistemas, obter informação de qualidade em tempo real e aumentar a segurança da informação.
FONTE; http://blog.consistem.com.br/6-coisas-sobre-integracao-de-erp-com-apis/