Automação de processos-Parte II

Um panorama sobre o processo de automação nas empresas brasileiras
Você sabia que, pouco a pouco, as empresas brasileiras estão implementando mais a automação de processos de negócio?
O estudo “Índice de Automação – Mercado Brasileiro”, elaborado pela Associação Brasileira de Automação em conjunto com a GS1 Brasil, mostra isso.
No setor de comércio e serviços e na indústria, foram avaliados diversas dimensões, como sistemas, relacionamento com o colaborador e com o cliente, atendimento, logística e loja ou fábrica.
O índice é mensurado em um intervalo de avaliação de 0 a 1. Quanto mais perto de 0, menor a automação. O número 1 é a representação plena da automação.
Veja alguns dados:
- O índice geral de automação do mercado brasileiro em 2020 foi de 0,267 (em 2019 foi 0,260);
- Houve um crescimento de 3% no índice de automação de 2019 para 2020 em comércio e serviços, sendo que o varejo apresenta maior crescimento do que o atacado;
- O crescimento da automação na indústria foi de 2% no mesmo período, mas é importante considerar que o setor já é bastante automatizado.
O setor de bens semiduráveis foi o grande destaque, com crescimento de 15% nos últimos 4 anos.
Essa é apenas uma visão sobre o panorama do processo de automação nas empresas brasileiras, pois traz um cenário mais amplo.
No levantamento “Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2022, os dados são interessantes e mais específicos, veja:
- Em 2017, 48% das empresas no Brasil faziam uso de tecnologias digitais, mas em 2022 esse número subiu para 69%;
- Mesmo que o número tenha chegado a quase 70%, boa parte das empresas utiliza poucas tecnologias digitais, indicando uma fase inicial do processo de digitalização;
- As empresas ouvidas apontaram como principais da adoção de tecnologias digitais o aumento de produtividade (72%), a melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e a redução dos custos operacionais (60%).
- As tecnologias mais empregadas são a automação digital com sensores para controlar processos (46%), a automação digital sem sensores (39%), os sistemas integrados para manufatura de produtos (33%) e as ferramentas digitais de relacionamento com o cliente (25%).
A pesquisa considerou 18 tipos de tecnologias digitais, como automação digital (com e sem sensores), Big Data, impressão 3D, sistemas integrados para fabricação de produtos, produção com auxílio de inteligência artificial, dentre outras.
Com ela, podemos entender melhor o impacto da transformação digital nos negócios.
O impacto da transformação digital nos negócios
A automação empresarial é uma parte significativa da transformação digital pela qual as organizações de todos os setores econômicos estão passando.
Cada vez mais, as rotinas de trabalho são impactadas por essa mudança, e as companhias que aderem a ela podem se beneficiar disso.
De acordo com o relatório “Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país”, da McKinsey, é possível entender a digitalização e a disrupção causada pelo digital conforme o porte e o segmento da empresa.
A disparidade entre as empresas brasileiras é grande, ainda que as líderes nacionais se aproximem das globais.
Outro insight interessante é que os três setores que despontam em maturidade digital no Brasil são Varejo, Serviços financeiros, e Telecomunicações e Tecnologia.
E o impacto do alto nível de transformação digital? As empresas brasileiras líderes em maturidade digital no Brasil apresentam desempenho financeiro até três vezes maior que as demais empresas.
Pensando nisso, a automação de processos se torna ainda mais relevante, certo? Porém, antes de definir as atividades que podem ser automatizadas, é fundamental entender os exemplos de automação empresarial que o gestor pode adotar.
Exemplos de automação de processos nas empresas
Processos logísticos, de TI e administrativos são apenas alguns exemplos de automação empresarial. Confira a seguir.
Automação de processos industriais
A automação de processos industriais é o uso da tecnologia para operacionalizar a execução de tarefas, mecanismos e funções para otimizar a cadeia produtiva.
Com o uso de máquinas e tecnologias sofisticadas, é possível ter mais autonomia nos processos produtivos e reduzir o tempo da produção das mercadorias.
Esse é um conceito ligado à Indústria 4.0 e a algumas tecnologias, como inteligência artificial, computação em nuvem e IoT.
Automação de processos de Recursos Humanos
A automação de processos de recursos humanos é a automatização das tarefas deste setor. Ela pode acontecer em diversas frentes, como:
- Análise de perfil comportamental: a tecnologia é capaz de proporcionar mais precisão e segurança na hora de escolher talentos.
- Folha de pagamento: existem plataformas que automatizam o pagamento dos colaboradores, fazem projeções e planilhas orçamentárias.
- Triagem de candidaturas: com a IA, por exemplo, é possível ordenar as candidaturas mais adequadas à vaga, diminuir os vieses de seleção para ter uma contratação justa e acelerar o fechamento de vagas.
Automação de processos logísticos
A automação logística se dá, principalmente, por meio de sistemas de gestão e outras ferramentas que automatizam os processos e reduzem consideravelmente os trabalhos manuais.
Os problemas com rotas de entrega podem ser solucionados, em parte, com o uso de um roteirizador, por exemplo.
Os softwares de automação, como WMS (Warehouse Management System), ERP (Enterprise Resource Planning) e TMS (Transportation Management System) são ótimos exemplos.
Automação de processos de TI
A automação da TI envolve automatizar os fluxos de trabalho deste setor para minimizar o tempo e os custos do gerenciamento manual.
Isso envolve processamento de solicitações de serviço, gerenciamento de software e hardware, implementação de novas tecnologias e muito mais.
Com um software de automação de processos de TI, o gestor consegue conectar sistemas, aplicações e plataformas para unificar a infraestrutura e eliminar obstáculos.
A Intergate é especialista em integrações Totvs Protheus com plataformas de vendas.
Fale com a gente e comece a automatizar seus processos.
Automação de processos administrativos
Os inúmeros processos administrativos de uma empresa podem ser automatizados de diversas maneiras.
Com a automação de contratos, por exemplo, é possível usar a tecnologia para criar, gerir e armazenar esses documentos.
O gestor pode adotar, ainda, um sistema de gestão de contratos que aborda o ciclo de vida deste documento, inclusive a assinatura eletrônica.
Como fazer automação de processos?
Agora que você já sabe o que é automação de processos, exemplos e atividades, é capaz de pensar em como realizar a automação empresarial.
De forma sucinta, o gestor deve:
- Avaliar a necessidade da empresa;
- Manter o foco no cliente em todo o processo;
- Mapear todas as etapas do processo a ser automatizado de forma detalhada;
- Identificar as falhas e os pontos de melhoria na execução desse processo;
- Escolher as soluções adequadas para a automatização das atividades;
- Determinar um cronograma para implementar a mudança;
- Treinar os colaboradores para utilizar as novas soluções de maneira eficiente;
- Acompanhar os resultados e fazer ajustes ao identificar a necessidade de melhorias.
Conclusão
A automação de processos é a prática de colocar a tecnologia a serviço da força de trabalho humana para aumentar a eficiência e a produtividade empresarial.
Seja na indústria ou no setor de comércio e serviços, ela traz outros benefícios, como a redução de custos e falhas, e a padronização.
Mas antes de implementá-la em sua empresa, é fundamental conhecer os tipos de automação existentes, bem como a necessidade dos seus negócios.
Imagem de Freepik
FONTE: Blog Totvs