SAP Business One Integration Framework

Por Monica Nietsche em

Na vida empresarial moderna e acelerada, muitas vezes é impossível resistir a um ataque de rivais com uma única loja de comércio eletrônico. 

As regras mais recentes do jogo forçam os comerciantes a elaborar seus modelos de negócios e conectar vários serviços aos seus negócios online e offline, integrando tudo em um ambiente estável e robusto. 

O assunto da integração desempenha um papel cada vez mais importante, fornecendo a capacidade de resolver tarefas complexas associadas a casos de negócios específicos. 

Assim, uma estratégia de integração média, ou sua falta, afeta muitas áreas de uma empresa, desde o planejamento de recursos empresariais até a cooperação empresarial, desde a contabilidade até a conexão de funcionários em todo o mundo

Reunir diferentes unidades de negócios em uma única plataforma bem sincronizada torna-se um aspecto essencial da maneira como as coisas são feitas no empreendedorismo moderno. 

No entanto, escolher os componentes que melhor aprimoram os processos da sua empresa não é o desafio mais complicado que você enfrentará em seu caminho para um negócio de e-commerce de sucesso. A parte mais crítica dessa abordagem está associada ao próprio integrador. 

Então, vamos explorar o B1if  ou  Estrutura de Integração para SAP Business One . Essa ferramenta transforma o SAP B1 em um cockpit central, onde várias integrações são controladas. 

O SAP Business One é famoso por sua flexibilidade quando se trata de troca de dados.  O aspecto mais intrigante desse processo é que você pode usar predefinições pré-configuradas para obter a integração mais rápida possível e a sincronização perfeita das plataformas conectadas. O SAP Business One depende de duas interfaces (APIs) para permitir várias integrações:

  • SAP HANA Service Layer API  fornece a capacidade de criar aplicativos móveis voltados para dados e serviços do SAP Business One por meio de protocolos de núcleo aberto como HTTP e ODATA. Observe que você pode usar essa tecnologia atualmente apenas no SAP HANA.
  • O SAP Business One DI API , por outro lado, permite aos desenvolvedores manipular dados SAP – ler, gravar, atualizar e removê-los – no nível do banco de dados por meio de objetos e métodos. A vantagem dessa interface é que você pode usá-la não apenas no SAP HANA, mas também no SQL Server.

O SAP HANA Service Layer e o SAP Business One DI API são adequados para troca de dados em diferentes versões do SAP B1If. Atualmente, a versão 1.x e a versão 2.0 estão à sua disposição.

SAP Business One Integration Framework desempenha um papel cada vez mais importante, fornecendo a capacidade de resolver tarefas complexas associadas a casos de negócios específicos.

Estrutura de integração para SAP Business One

Quando você sabe que o SAP Business One depende de duas APIs diferentes para permitir a troca de dados com plataformas externas, e usá-los requer experiência de codificação, podemos dizer algumas palavras sobre sua estrutura de integração. O SAP B1If é uma solução no navegador desenvolvida para orquestrar fluxos de dados entre diferentes sistemas.

Estrutura de integração completa

O Integration Framework para SAP Business One é muito mais orientado para o usuário em comparação às soluções de integração comuns. Enquanto os últimos geralmente são vinculados ao desenvolvimento interno e ao uso direto das APIs existentes, o Integration Framework já incorpora vários componentes e serviços, simplificando a maioria das tarefas de troca de dados

A plataforma renova totalmente os vínculos existentes, introduzindo diferentes adaptadores, balanceadores de carga, funções de segurança, controladores de fluxo de mensagens, manipuladores de erros, etc. Todas essas e inúmeras outras melhorias levam a ajustes muito simplificados relacionados a alterações de API e, consequentemente, processos de negócios e gestão.

Sem dúvida, a ferramenta vai muito além de integrar diferentes instâncias do Business One e importar arquivos, entre outras. 

O próprio SAP usa B1iF para os seguintes fins:

  • Solução de integração Intercompany para o SAP B1;
  • Check-out do cliente SAP (Customer Checkout);
  • Solicitação de cotação SAP B1 (RFQ);
  • Aplicativo SAP B1 Mobile (iOS e Android).

Você pode se realizar várias tarefas mais simples, como notificações automáticas por e-mail. A estrutura de integração permite enviar um e-mail a um cliente quando uma fatura aparece no sistema ou outras ações ativam o gatilho. O mesmo princípio pode ser aplicado para enviar mensagens de alerta internas. E usar o cliente RESTful mencionado acima permite postar pedidos de vendas no SAP Business One e obter as informações correspondentes de volta ao seu site. 

Nenhuma codificação complicada ou configurações manuais demoradas são necessárias!

Integrador Universal

Outro benefício vital associado ao SAP Business One Integration Framework é que ele é independente de implantação. Não importa onde seu SAP Business One esteja situado – você sempre pode conectá-lo a outros sistemas a partir da nuvem ou como uma instalação local. 

É um instrumento primário adequado para a maioria dos produtos SAP prontos para uso. E, como acabamos de descrever acima, o integrador universal vai muito além do ecossistema SAP, expandindo os limites de sua empresa para qualquer plataforma que sua empresa realmente precise. 

Transformar o SAP Business One em um hub central onde todos os fluxos de informações se conectam não é mais um problema.

O objetivo do SAP Business One Integration Framework

Portanto, o objetivo principal do Integration Framework é fornecer uma infraestrutura amigável para conectar aplicativos de software. Isso significa que ele implementa um ambiente onde ocorre a interação entre SAP Business One, outros sistemas SAP e plataformas não SAP. Mas o que torna o Integration Framework amigável? 

Como você já deve ter percebido, não há necessidade de desenvolver suas conexões do zero. Além disso, você nem precisa codificar muito. Normalmente, a criação de um fluxo de dados clássico baseado em API leva algum tempo e esforço. Dependendo da complexidade da integração, pode exigir uma equipe considerável de especialistas e muitos recursos. 

Por outro lado, o desenvolvimento dentro do Quadro de Integração ocorre apenas em espaços dedicados. Esses pontos são chamados de  átomos . Dependendo de suas características, o Integration Framework oferece diferentes tipos de átomos.

Todos os parâmetros de troca de dados são salvos no Framework. Um objeto correspondente é conhecido como  cenário. O último é usado para executar todas as transferências de informações adicionais seguindo o padrão inicial que um usuário cria ao configurar a integração pela primeira vez.

Todos esses recursos possibilitam várias transformações de dados, incluindo mapeamento. Assim, você pode facilmente aplicar alterações nas informações do SAP B1, tornando-as adequadas aos requisitos de outra plataforma e vice-versa. O Integration Framework oferece correspondência de dados e definições para sistemas emissor / receptor, orientando a transformação de valores e sua posterior troca. 

Ao mesmo tempo, o Integration Framework está aqui para ajudá-lo com a automação das integrações. A ferramenta permite que você especifique os dados que deseja transferir e os períodos específicos em que você precisa fazer isso.

Lembre-se de que o Integration Framework não é tão fácil de usar quanto o Integration Hub*. A criação e configuração do átomo não são tão fáceis quanto selecionar uma predefinição de integração. Portanto, usuários não técnicos provavelmente não usarão o instrumento devido às possíveis dificuldades que podem enfrentar. Afinal, é necessário compreender os princípios básicos XML / XSLT, JS, SQL e SAP Business One para configurar até mesmo a conexão mais direta.

* Obs.: o próprio Integration Hub é baseado no SAP B1 Integration Framework.

No entanto, o nível de complexidade que você precisa enfrentar tem algumas implementações positivas associadas à flexibilidade. Embora o Integration Hub forneça predefinições pré-configuradas apenas para conexões específicas , o Integration Framework está aqui para ajudá-lo com quaisquer cenários específicos personalizados. Ao mesmo tempo, oferece vários padrões de integração prontos para execução. Como desenvolvedor, você pode personalizá-los facilmente, adaptando as soluções pré-fabricadas para atender aos seus requisitos específicos de negócios. 

SAP Business One Integration Framework. Melhor plataforma de integração para SAP B1

Cenários de integração pré-fabricados

A gama de cenários pré-fabricados é bastante extensa. Alguns deles são projetados para cobrir necessidades básicas associadas a processos padrão, como solicitações de cotação ou integrações com outros produtos SAP (por exemplo, Hybris ou Ariba). Os demais o ajudarão em diversos requisitos legais: você poderá automatizar tarefas relacionadas à nota fiscal eletrônica, como a localização.

Abaixo, você pode ver alguns cenários de integração comuns usados ​​no ecossistema SAP:

  • Pedido de cotação . Após sua criação, o sistema envia automaticamente a nova proposta para um destino integrado.  
  • Sourcing . Ao receber uma solicitação de cotação, os fornecedores podem aceitar o convite e entrar em uma sala de colaboração que é gerada automaticamente.  
  • Integração do produto . Quando você colabora em um arquivo de projeto com fornecedores, todos os dados relacionados são transferidos automaticamente de um sistema ERP integrado. A criação de registros de inspeção para as amostras de engenharia exibe as informações sobre o pedido de compra relevante. 
  • Análise de peças . Transfira informações de peças de um sistema ERP integrado para avaliar sua adequação para manufatura aditiva.
  • Pedidos . Faça pedidos diretamente de uma sala de colaboração, onde um fornecedor pode atualizar os dados de processamento do pedido correspondente.
  • Notificação de pedido . Receba informações sobre pedidos de compras criados em um sistema ERP integrado.

Estes são alguns cenários de integração populares usados ​​no SAP. Você também pode explorar vários outros casos que já existem e não requer nenhum esforço adicional para ser aplicado ao seu negócio. 

Um Nível Mais Profundo

Se você mergulhar mais fundo no Integration Framework, descobrirá outra camada – a Plataforma de Integração. Também chamado de B1iP, ele atua como a base do Integration Framework para SAP Business One. 

O principal objetivo da plataforma é cuidar dos processos fundamentais, incluindo:

  • Controle de execução;
  • Gerenciamento de cache interno;
  • Manipulação de banco de dados;
  • Monitoramento da consistência da transação;
  • Trocas de dados externos e internos.

Como resultado, o Integration Framework possui recursos como processamento paralelo, monitoramento e várias funções de segurança. O que é ainda mais crítico é que o B1iP fornece um ambiente de programação para todas as integrações que você estabelece. Ele hospeda aplicativos de integração, incluindo todas as versões de estrutura existentes e várias atividades de gerenciamento de processos de negócios.

SAP Business One Integration Framework. Melhor plataforma de integração para SAP B1.

Vantagens do Framework de Integração

As principais vantagens associadas ao Integration Framework estão listadas abaixo:

  • AGILIDADE: Você pode alterar rapidamente a Estrutura de Integração às novas condições. Um cenário existente para troca de dados é sempre flexível o suficiente para implementar as mudanças necessárias para atender aos requisitos exclusivos. O sistema permite adicionar novos campos de mapeamento ou editar / excluir os existentes. Além disso, o conteúdo que já está à sua disposição não é afetado quando uma nova versão do SAP Business One é publicada.
  • ADAPTÁVEL: Com o Integration Framework você pode aproveitar o uso independente de liberação. Isso significa que um único cenário é adequado para vários bancos de dados de empresas SAP Business One. Além disso, você pode simplificá-lo em diferentes versões do SAP Business One. Se uma nova versão incorporar campos de mapeamento adicionais, o Framework permite que você os adicione ao cenário sem esforço extra.
  • REUTILIZAÇÃO: Você pode reutilizar livremente os componentes existentes do Integration Framework para SAP Business One. Devido aos recursos mencionados acima, você pode pegar um cenário atual usado para sincronizar bancos de dados e modificá-lo, adaptando-se às necessidades de uma nova conexão. Não há necessidade de criar um novo padrão de integração do zero, principalmente se você trabalhar com instâncias semelhantes. O Framework permite que você modifique qualquer cenário existente, utilizando-o como um modelo.

Aguarde na próxima semana o post 2 sobre Integration Framework

Outros artigos que você possa se interessar:

FONTE: Firebear Studio